WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cafezal utiliza tecnologia do plantio de eucalipto

Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras estão testando a eficiência de um gel que auxilia no desenvolvimento inicial da planta, nas lavouras de café

Por causa de sua grande capacidade de hidratação, a planta não tem sede e apresenta menor taxa de mortalidade.

Um produto já conhecido dos produtores de eucalipto agora é utilizado na cafeicultura. Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras estão testando a eficiência de um gel que auxilia no desenvolvimento inicial da planta, nas lavouras de café.

Constituído de um pó fino, parecido com açúcar, o polímetro hidroretentor é misturado à água e fica com textura gelatinosa. Posteriormente, é colocado na cova onde a muda será plantada. Por causa de sua grande capacidade de hidratação, a planta não tem sede e apresenta menor taxa de mortalidade.

No curso Produção de Mudas de Café em Saquinhos e Tubetes, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor Alex Fabiany Mendes, enfatiza a importância dos cuidados de produção desde o início. “O acirramento da competição internacional exige do cafeicultor maior eficiência. A competitividade pode ser conseguida pela alta produtividade de cafezais adequadamente instalados, principalmente, quando se considera que o cafeeiro é uma cultura perene e que os erros cometidos na fase inicial de implantação dificilmente poderão ser sanados”.

Com o uso do produto, o replantio também diminui, podendo cair de 10% para menos de 2%. O custo para a implantação da técnica é, em média, de R$ 0,60 por muda, valor relativamente baixo, que é coberto pelos menores gastos com o replantio. No sul de Minas Gerais, 25 agricultores já estão utilizando o gel nas lavouras de café.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?