
O inverno chegou com tudo. Em algumas regiões do Brasil os termômetros marcam temperatura abaixo de zero grau. Além de obrigar as pessoas a andarem bem agasalhadas, esse clima prejudica as culturas agrícolas. Em cidades em que ocorrem geadas, os produtores de café lutam contra o tempo para proteger suas mudas. Uma forma eficiente para tanto é enterrar as plantas. Escondidas no solo, elas ficam protegidas do mal tempo.
O professor Dr. Mauri Martins Teixeira, no curso Passo a Passo para se Obter Café de Qualidade, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, ressalta a importância de tomar medidas de prevenção cabíveis a cada região do país. “A qualidade do café encontra-se associada às condições de clima e de solo onde as lavouras encontram-se implantadas. Por causa de sua grande extensão territorial, o Brasil possui lavouras em locais com diferentes características, o que pode resultar na obtenção de produtos com diferentes níveis de qualidade.”
Pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná – Iapar, Heverly Morais, explica que enterrar as mudas evita prejuízos. Ele ensina que é preciso jogar uma grande camada de terra e deixar a planta totalmente coberta, sem deixar nada exposto. Dessa forma, as mudas podem permanecer sob a terra de 15 a 20 dias.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Cafeicultura.
Por: Clara Peron.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.