WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cafeicultores mineiros se animam com nova florada

A perspectiva de uma boa safra para o ano que vem

 

 Apesar da redução na produção em 2011, o café se valorizou, apresentando resultados positivos.

O motivo para o otimismo dos produtores de café mineiros está nas próprias plantações. Se antes a expectativa já era boa para a produção do ano que vem, agora, com a nova florada, ela parece bem real. O assessor especial de café da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Niwton Castro Moraes, explica que uma característica da lavoura cafeeira é alternar a produtividade, ou seja, como a safra deste ano foi menor, a do ano que vem deve crescer.

Os produtores esperam que a safra supere 50 milhões de sacas de 60kg. Em 2010 a produção nacional ficou em 43 milhões de sacas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em Minas Gerais, foram produzidos 22 milhões de sacas, metade da produção brasileira.

O assessor da Seapa acredita que a boa florada não é suficiente para uma boa safra, já que as condições do clima são essenciais para o desenvolvimento do fruto. Para ele, a estiagem pode favorecer uma melhoria da qualidade dos grãos ao selecionar um grupo, apesar de reduzir a produção de um modo geral.

Mesmo com uma safra menor em 2011, o café tem se mostrado muito competitivo e com ótimos preços. Isso ocorreu principalmente pelo aumento no consumo e também pela redução mundial dos estoques. O superintendente de Política e Economia Agrícola da Seapa, João Ricardo Albanez, explica que eles tiveram redução de 76,4% em 11 anos. As mercadorias em depósito, atualmente, são capazes de atender à demanda por apenas 74 dias.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o brasileiro consome em média 4,81kg de café por ano. Isso é equivalente a quase 81 litros da bebida.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?