
A ingestão de mais ed quatro xícaras de café por dia estão ligados à redução de metade das chances de morte por câncer. Foto: Deviantart.
Segundo os resultados do estudo, quem consumiu quatro ou mais xícaras de café por dia teve até 50% menos chances de morrer com a doença em comparação a quem não ingeria a bebida. A pesquisa foi feita com 968.432 pessoas, durante 26 anos, com base no II Estudo de Prevenção do Câncer, desenvolvido pela própria instituição.
Os pesquisadores consideraram o consumo de café com e sem cafeína e compararam o resultado com as mortes pelos dois tipos de câncer. Durante o período analisado, foram 868 mortes pela doença. Eles observaram que houve uma redução significativa dos casos de câncer conforme a ingestão progressiva de café, independente da ingestão de álcool, uso de cigarro e do sexo dos participantes.
Apesar da associação entre a ingestão de café e a redução nos casos de câncer, os cientistas não conseguiram identificar qual seria o fator responsável pelo efeito. Mas a coordenadora do estudo, Janet Hildebrand, destacou que a bebida contém diversos antioxidantes que poderiam proteger o organismo contra a doença.
O câncer de boca é um dos dez mais comuns no mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), até o final do ano devem ser registrados 14.170 casos no Brasil. Só em 2009, cerca de 6.510 pessoas morreram no país por conta da doença.
Fonte: Veja.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.