WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Café arábica ou robusta, qual produção é mais lucrativa?

As duas grandes vantagens do café conilon com relação ao arábica são o alto potencial produtivo e a sua rusticidade

Atualmente, os clones de conilon atingem produtividade acima de 140 sacas de 60 Kg/ha.

Café é uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros. A espécie mais importante para a economia do país é o arábica, que representa mais de 70% da produção nacional. No entanto, o  robusta (coffea canephora) vem se destacando por ser mais precoce, resistente e produtivo.

No Brasil, a variedade mais cultivada e conhecida do café robusta é o conilon, com maior produção no Espírito Santo. De acordo com os dados da Conab - Companhia Nacional de  Abastecimento, o estado capixaba deve produzir este ano 7.330 sacas, o que equivale a 73,83% da produção estadual. Com relação ao último ano, esses valores indicam um crescimento de 7,13%.

Rondônia tem a segunda posição na produção nacional, com 2.338 sacas de café estimadas para este ano, seguida pelo estado baiano, com 2.295,9.

No entanto, mesmo com essa força no cenário econômico nacional e internacional, o café robusta ainda é menos valorizado que o arábica. As vantagens do conilon são muitas. O diretor executivo da Abic- Associação Brasileira das Indústrias de Café e presidente do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo, Nathan Herszkowicz, diz que “essa é uma variedade que traz muitos ganhos aos produtores. No Espírito Santo, por exemplo, os produtores de café robusta vem obtendo mais lucros que os de café arábica, ou seja, é um produto mais barato, que dá mais lucro”.

De acordo com o professor e pesquisador do Incaper - Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Romário Gava Ferrão, com os trabalhos de melhoramento genético, os agricultores vêm obtendo sucesso na produção de café. No curso Como Produzir Café Conilon, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, Ferrão diz que “as duas grandes vantagens do café conilon com relação ao arábica são o alto potencial produtivo e a sua rusticidade”.

Atualmente, os clones de conilon atingem produtividade acima de 140 sacas de 60 Kg/ha. Eles são mais tolerantes a pragas, doenças e condições adversas, como excesso de temperatura e estresse hídrico, o que permite um menor custo de produção, e por isso pode remunerar melhor do que o arábica.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

sergio

28 de dez de 2012

Muito boa matéria.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de dez de 2012

Olá, Sérgio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!