WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cacau produzido na Amazônia ajuda a preservar floresta

A planta nativa da região Norte gera lucro e tem alta produtividade em solo natural

 O cacau, nativo da Amazônia, foi difundido para outros estados brasileiros. Foto: DeviantART.

O cacau, matéria-prima do chocolate, é originário da Amazônia, mas foi replantado em diversas partes do Brasil, formando inclusive a chamada região cacaueira, composta por Bahia, São Paulo e pelo norte do Espírito Santo. Aos poucos, essas regiões ficaram pequenas para atender à demanda pelo fruto. Agora, a região amazônica passa por um momento de repatriação do cacau.

Muitos agricultores procuram melhorar a renda plantando cacau na própria Amazônia. O investimento possui retorno garantido, já que o cacau produzido em habitat natural cresce mais rápido e tem maior produtividade. Além disso, ele é cultivado na sombra, cercado pelas diversas árvores nativas. Outra vantagem é que ele ajuda na preservação da floresta, pois tem servido para reflorestar áreas danificadas pela pecuária.

Os pecuaristas têm trocado a criação de gado pela cultura cacaueira. Em São Félix do Sul, no Pará, existe o maior rebanho bovino do país, mais de dois milhões de cabeças de gado. Por isso mesmo, o município é conhecido como o maior destruidor da floresta, por ter devastado 10.110km2 em dez anos.

Atualmente, o gado tem cedido espaço para a produção de cacau em São Felix, que passou de uma colheita de 350 toneladas, em 2005, para 1.500, em 2010, tornando-se o segundo maior município produtor no país. Outras cidades do estado fizeram a mesma escolha, fazendo do Pará um dos maiores produtores nacionais de cacau. No ano passado, a colheita foi de 63.739 toneladas, 25,7% do total. A Bahia continua sendo o maior produtor de cacau, com 154,634 toneladas (62,3% da produção nacional).

Por: Maria Clara Corsino.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

yukio nakai

11 de abr. de 2012

No livro Produção de Mudas Frutíferas há orientações em relação à produção de mudas de cacau? É viável cultivar cacau na região do triângulo mineiro?

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de abr. de 2012

Bom dia, Yukio!

O curso Produção de Mudas Frutíferas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, conta com a coordenação do doutor Dalmo Lopes de Siqueira, professor e pesquisador do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa. Especialista em fruticultura, ele ensina passo a passo como produzir essas mudas de maneira econômica e eficiente. As orientações de Siqueira podem ser aplicadas a qualquer tipo de planta frutífera, inclusive ao cacaueiro. A plantação de cacau deve ser concentrada em regiões de muito calor e umidade. A notícia Produzir cacau é um bom negócio pode te fornecer algumas informações relevantes sobre o cultivo do cacau.

Para mais esclarecimentos, entre em contato conosco!

Camila Guimarães Ribeiro

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?