
Indiscutivelmente a raça de cabra leiteira mais criada no mundo, é também destaque no Brasil. A cabra leiteira Saanen é destaque por precisar de um ambiente de manejo menos rústico para que a produção não seja comprometida. Essa raça tem origem na Suíça, no Cantão de Berna, particularmente no vale de Saanen. O valor econômico desses animais fez com que se espalhassem por diversos países.
Cabras dessa raça caracterizam-se pelo seu grande porte e pelagem totalmente branca, pelos curtos, perfil reto a subcôncavo, orelhas pequenas, cascos amarelo claro e pele rosê. Os úberes são bem formados, o que proporciona excelente produção leiteira.

A linhagem Saanen tem contribuído para a formação e/ou melhoramento de muitas outras raças caprinas leiteiras.
Segundo a professora, médica veterinária, Maria Pia Souza Lima Mattos, no curso Criação de Cabras Leiteiras, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “a Saanen é bem adaptada ao confinamento, devido à pele clara, dificultando sua aclimatação nos sistemas áridos ou semi confinamento. Entretanto, registra-se que o fator preponderante está relacionado à alimentação”.
Apesar da fama das fêmeas entre os criadores, como sendo a mais leiteira dentre as raças no Brasil, estudos mostram não haver diferenças estatísticas, na produção de leite, dentro de criatórios que apresentam as raças Alpina, Saanen, e Toggenburg. As variações estão mais relacionadas com o manejo alimentar entre os criatórios do que à raça.
A linhagem Saanen tem contribuído para a formação e/ou melhoramento de muitas outras raças caprinas leiteiras. Com a fêmea fértil, a média é de dois a três cabritinhos por gestação. Por ser precoce, os animais novos engordam facilmente. O rebanho de cabras brasileiro tem evoluído tanto, que atualmente já tem sido feitas exportações dos animais para os países vizinhos, como a Argentina e Uruguai.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Renan Belli
4 de out. de 2021Bom dia! Tenho uma dúvida referente a quanto tempo de prenhez uma cabra costuma ter, para começar a amojar? Aguardo

Resposta do Portal Cursos CPT
4 de out. de 2021Olá, Renan! Como vai?
Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
Fico feliz com sua visita! :)
Geralmente, o período de gestação de uma cabra dura 5 meses. O período normal de gestação é de, aproximadamente, 145 até 155 dias.
O CPT possui cursos na área de Cabras que podem te auxiliar bastante. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.
Forte abraço!
Marcela Teixeira.
Geralmente, o período de gestação de uma cabra dura 5 meses. O período normal de gestação é de, aproximadamente, 145 até 155 dias.
https://bit.ly/3Bc7tT8

Marcello Almeida de Oliveira
22 de abr. de 2021Estou querendo comprar cabras de leite , gostaria de uns Contatos de criadores , de preferência aqui na região de Londrina.

Resposta do Portal Cursos CPT
30 de abr. de 2021Olá, Marcello
Como vai?
Agradecemos sua visita a nosso site!
O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.
No momento não trabalhamos com indicações de criadores.
Atenciosamente,
Erika

Saulo Augusto Carletto Gidi Oliveira
20 de nov. de 2020Boa noite, gostaria de mais informações sobre o curso de criação de cabras para produção de leite.

Resposta do Portal Cursos CPT
23 de ago. de 2021Olá, Saulo! Como vai?
Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.
Forte abraço!
Marcela Teixeira.

Algemir Santos Oliveira
18 de mai. de 2020Quero fazerccurso deccriacao de cabra leitreira.

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de mai. de 2020Olá,Algemir
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.
Atenciosamente,
Erika Lopes

jessica
12 de set. de 2014Olá, tenho uma cabra e acho que ela esta prenha. Mas ainda não encheu o úbere dela, quando começa a encher e quantos centímetros mede o úbere dela com 4 meses de cria? Lembrando que essa é a primeira cria dela.

Resposta do Portal Cursos CPT
15 de set. de 2014Olá, Jéssica!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Com a gestação, acontecem alterações comportamentais nos animais, que ficam mais calmos, e o ventre das cabras prenhes começa a se avolumar de forma bem sutil. Com isso, os criadores mais experientes conseguem perceber a presença do feto por palpação abdominal.
Para um correto diagnóstico, recomendamos que consulte um médico veterinário em sua região.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Claudio Marras
18 de nov. de 2013Bom dia. Quando a cabra começa e encher o úbere, quanto tempo ela está de gestação.

Resposta do Portal Cursos CPT
18 de nov. de 2013Olá, Cláudio!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Nas últimas semanas da gestação, a fêmea apresenta movimentos lentos e anda cambaleante, pelo relaxamento dos ligamentos dos ossos de quadril que se preparam para dar passagem ao feto. O úbere se enche e a ordenha torna-se mais fácil. Quando o parto é iminente, a cabra procura um local tranquilo, torna-se inquieta, levantando-se e deitando-se diversas vezes e urinando frequentemente.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Pabllo waltiery
9 de out. de 2013Queria saber qual a principal alimentação das cabras saanen e se pode elas podem ser criada só com ração e quais ração aguardo resposta?

Resposta do Portal Cursos CPT
11 de out. de 2013Olá, Pabllo!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Alimentação dos animais na pastagem: Estes animais utilizam como alimento qualquer porção das plantas forregeiras, sejam folhas, brotos e ramos, de espécies com variados portes, sejam herbáceas, arbustivas ou arbóreas. Podem se alimentar, também, de capins, fenos, silagens, tubérculos e concentrados, ou seja, aceitam uma ampla variedade de vegetais. Essa facilidade de adaptação aos alimentos determina que os caprinos tenham também facilidade em se adaptar às mais diferentes condições edafoclimáticas, podendo ser crados em regiõs temperadas, semi-áridas ou superúmidas.
Alimentação dos animais em confinamento: Exemplo para uma dieta com cabras da secagem ao parto - A dieta mais indicada para essa fase inclui um volumoso de boa qualidade, de preferência feno, e ainda entre 500 e 800 g de concetrado. No caso do fornecimento de silagem, deve acrescentar na dieta um pouco de feno. Por causa do maior teor de água da silagem, a ingestão de matéria seca, normalmente, não é muito elevada. Essa fase é a responsável pela curva de lactação das cabras, ou seja, pela quantidade de leite produzido e pelo tempo de permanência na lactação. Assim, essa fase deve ser bem planejada, tratando-se com bastante atenção aos animais.
Para mais informações conheça o Curso CPT Criação de Cabras Leiteiras - Cria, Recria e Produção de Leite.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos