Os brotos são alimentos altamente nutritivos, cuja produção não utiliza adubos ou defensivos. Por isso, são produtos totalmente naturais, que usam apenas as reservas armazenadas nas sementes para germinarem e alcançarem o tamanho necessário para o consumo.
As diversas fontes de vitaminas, minerais ácidos, aminoácidos, enzimas e demais substâncias presentes nos brotos, concedem aos mesmos a característica de serem altamente nutritivos. A produção de brotos para a alimentação humana vem se enquadrando perfeitamente na nova mentalidade de produção e consumo, que promove os alimentos orgânicos e naturais.
Os brotos mais comercializados são os de feijão moyashi, também conhecido como feijão mungo-verde, seguido pelos de alfafa, de trevo e de rabanete. Entretanto, outras espécies também podem ser utilizadas na produção de brotos, como por exemplo, o brócolis e o repolho. Independente da espécie, a posição que eles têm atingindo no mercado, promove a atividade, tornando-a bastante atraente e lucrativa.
O professor do curso de Produção de Brotos Comestíveis, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, Dr. Rogério Faria Vieira, pesquisador da Embrapa, frisa que “na produção, o volume de água consumida para o cultivo dos brotos de feijão moyashi é bem superior ao necessário para o desenvolvimento de brotos de alfafa, de trevo, de brócolis e os demais”.
O tamanho do local para produção de brotos depende do volume do produto que se quer produzir. Em caso de grandes volumes, há necessidade de se construir um galpão, mas para produção caseira, é possível usar a própria cozinha.
Segundo o agrônomo, especialista em produção de brotos, Ademir Maçanori Honda, também coordenador do curso de Produção de Brotos, “o melhor galpão para se construir é o de alvenaria, forrado com laje ou madeira e com telhas de argila. O local para a construção deve ser fresco, ventilado e seco”. Especificamente para a produção do broto do feijão moyashi, o galpão deve ter o cômodo de crescimento, de limpeza e embalagem, e o de armazenamento.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Marisa
1 de nov. de 2015Gostaria de saber onde posso compra a semente de alfafa para consumo humano uso proprio...... desde já obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de nov. de 2015Olá, Marisa!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que procure em cadas especializadas em produtos agrícolas em sua região.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos