WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Brincadeiras têm papel relevante na construção do conhecimento e da personalidade

O ato de brincar é fonte de reconhecimento do meio externo

Brincar contribui para a criatividade, o crescimento intelectual, social e emocional.

Brincar contribui para a criatividade, o crescimento intelectual, social e emocional.

As brincadeiras, jogos e brinquedos não servem apenas para divertir e distrair a criança e as pessoas que brincam com ela. São uma das principais maneiras que os pequenos têm para descobrirem a si mesmos, os outros e o mundo em que vivem.

Um brinquedo pode ser visto de maneiras diferentes na infância, seja como recolhimento e consolação; estímulo à autonomia ou associação do coletivo; meio para realização, cooperação e progresso; seja como novidade, distração e informativo. A relação entre o brincar e o desenvolvimento do conhecimento e da personalidade é grande. Crianças que brincam mais, possivelmente, serão adultos mais preparados para a vida. É brincando que se descobre como enfrentar situações de medo, dor, angústia, alegria ou ansiedade.

A atividade exploratória no ato de brincar é, portanto, fonte de reconhecimento do meio externo, e influencia diretamente o desenvolvimento neuro-motor. “Brincar educa, ajudando a criança a adquirir o conhecimento técnico, o papel e os valores que serão necessários na idade adulta. Como fonte de desenvolvimento, contribui para a criatividade, o crescimento intelectual, social e emocional”, afirma a professora Luciana Fiel, no curso Confecção de Brinquedos Pedagógicos com Sucata e Dobradura, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Quando observamos o modo como as diferentes crianças brincam, é possível  perceber que os usos que fazem dos brinquedos e a forma de organizá-los estão relacionados com seus contextos de vida e expressam visões de mundo particulares. Quanto mais veem, ouvem, ou experimentam; quanto mais aprendem e assimilam; quanto mais elementos reais dispõem em suas experiências, mais considerável e produtiva será a atividade de sua imaginação.

Curso CPT - Confecção de Brinquedo Pedagógicos com Sucata e Dobradura

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?