WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 36Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Brete traz inovações para benefício dos pecuaristas

As mudanças vieram para acompanhar os avanços genéticos e as diferenciações de carcaças

Os procedimentos que mais utilizam os troncos são a castração, inseminação artificial, marcação e vacinações.

Com a vasta utilização dos troncos de contenção, também conhecidos com bretes, a área apresenta novidades. Uma delas é a fabricação de balanças embutidas no equipamento. Houve também a automatização dos troncos, a inserção de modernos sistemas de comandos hidráulicos, pneumáticos ou mecânicos, e os novos dispositivos para castração.

As mudanças vieram para acompanhar os avanços genéticos e as diferenciações de carcaças. As inovações trazem muitos benefícios para o pecuarista, uma vez que utilizar equipamentos adequados promove eficiência no manejo e segurança no trabalho.

Uma grande vantagem é a perfeita imobilização do animal, que proporciona economia de tempo no manejo, aplicações perfeitas de medicamentos, marcações sem borrões e a facilidade no cuidado sanitário.

De acordo com o professor Alexandre Bizinoto, no curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas,  o tronco de contenção garante segurança tanto para o tratador quanto para o animal e, além disso, é um sistema altamente eficiente quando o assunto é vacinação.

“A vacinação nos bretes coletivos está sendo deixada de lado, uma vez que, a segurança dos  funcionários e o manejo racional são vistos como alternativas mais econômicas e prudentes. Ao contrário do que parece, ao se vacinar no tronco de contenção, abordando um animal de cada vez, se gasta praticamente o mesmo tempo. O manejo em bretes coletivos leva dez segundos, enquanto no tronco de contenção, 9,3 segundos por cabeça”, explica Bizinoto.

O produtor que deseja investir em novas tecnologias, nessa área, não precisa gastar muito. A estimativa de custo representa um boi gordo por ano. Pesquisas indicam que o proprietário que investe em cursos, treina sua mão-de-obra, controla dados e informações, e trabalha com ferramentas modernas, tem a garantia de obter melhores resultados.

Entre os procedimentos que mais utilizam os troncos estão a castração, inseminação artificial, marcação, transferência de embriões, palpação, casqueamento, colocação de brincos de identificação, medida de perímetro escrotal, vacinações e coleta de sangue.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!