
As comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente é um dos eventos que antecedem a Rio+20. Foto: divulgação.
“Economia Verde: Ela te inclui?” Esse é o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, comemorado anualmente no dia 5 de junho. O Brasil foi escolhido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para ser a sede das comemorações, segundo o próprio órgão, por ser uma das economias que mais crescem no mundo.
O tema é uma forma de discutir a participação da economia verde no dia a dia das empresas e dos cidadãos comuns. Pretende entender se o desenvolvimento sustentável abrange todas as pessoas do planeta, gerando resultados econômicos, sociais e ambientais.
O Brasil já sediou o Dia Mundial do Meio Ambiente em 1992, ano da Cúpula da Terra, também chamada de ECO 92. Na ocasião, chefes de estado, oficiais de governo e organizações do mundo inteiro se encontraram para discutir a economia sob uma ótica sustentável.
Agora que as práticas sustentáveis já começam a se tornar realidade e as economias mundiais já percebem a necessidade de um novo caminho, o país sedia as comemorações novamente, quando rediscutirá a aplicação da economia verde na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
Para o subsecretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner, as atividades comemorativas do Dia do Meio Ambiente no Brasil em 2012 é uma retomada das próprias raízes do desenvolvimento sustentável contemporâneo. Segundo ele, é a partir de onde tudo começou que se deve refletir a realidade e as oportunidades que podem surgir daqui em diante.
O subsecretário destacou ainda a importância do Brasil para a economia verde mundial, já que possui uma economia em ascensão, um vasto território e uma rica biodiversidade. Ele ressaltou que o país tem evoluído bastante no combate ao desmatamento e na aplicação da sustentabilidade.
Além das comemorações principais que acontecem no Brasil, outros eventos ocorrem no mundo todo. O objetivo deles é destacar que as ações individuais também geram impactos econômicos, sociais e ambientais. As celebrações acontecem três semanas antes da Rio+20, realizada entre os dias 20 e 22 de junho, no Rio de Janeiro.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.