
Além de aumentar a produção, os pecuaristas ainda precisam incentivar o crescimento do consumo de leite. Foto: Deviantart.
O Brasil produziu 31 bilhões de litros de leite em 2011, ocupando a 5ª colocação entre os maiores produtores mundiais. O país ficou atrás apenas dos Estados Unidos, da Índia, da China e da Rússia, respectivamente. O resultado é superior se comparado a outros tradicionais produtores, como o Uruguai, que é o principal exportador de produtos lácteos para o Brasil e ocupa a 46ª colocação.
Entre os estados brasileiros, Minas Gerais é o maior produtor, sendo responsável por 27,3%, seguido pelo Rio Grande do Sul (11,8%) e pelo Paraná, com 11,7%. Muitas pesquisas vêm discutindo a necessidade de aumentar essa produção, aproveitando todo o potencial de produtividade do gado brasileiro. Para isso, basta lembrar que o Brasil possui destaque na produção de carne bovina, sendo o maior produtor e exportador mundial.
Para que isso aconteça, alguns pesquisadores recomendam que a solução mais recomendável é melhorar a qualidade das pastagens brasileiras. Segundo um estudo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), apenas 0,35% dos recursos destinados à pecuária leiteira são usados na manutenção das pastagens.
De acordo com o professor Flávio Portella, esse número mostra que ainda é muito adotado no Brasil o sistema extrativista, onde o pasto é plantado sem um tratamento do sol e sem uma recuperação das pastagens. Ele explicou que a diferença entre as regiões brasileiras é alarmante. Enquanto no Nordeste, que nem tem a produção de leite mais desenvolvida, a produtividade chega a 30 mil kg de leite por hectare, no Centro-Oeste ela fica em 15 mil kg de leite por hectare.
Além da melhoria das pastagens, a pesquisadora da Embrapa, Márcia Prata, destacou em uma palestra do 15º Encontro Técnico do Leite que muitos produtores não adotam medidas simples de manejo que podem elevar a produção. Segundo ela, o que falta muitas vezes é informação, tanto para os pequenos quanto para os grandes produtores.
Outro desafio para os produtores é aumentar o consumo de leite no mercado interno. Enquanto os norte-americanos consomem cerca de 81,9 litros per capita ao ano, e os uruguaios 74,2 litros, cada brasileiro consome em média 47,6 litros de leite ao ano. Além de aumentar a produção, é preciso investir em publicidade e melhoria no setor de distribuição.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.