WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Brasil é referência mundial em reciclagem de embalagens na área agrícola

O sistema de coleta é um exemplo mundial, permitindo ao agricultor devolver suas embalagens sem grandes deslocamentos

Existem 450 unidades de recebimento que acolhem 28 mil toneladas de embalagens vazias por ano.

Ainda faltam 5% para se alcançar a totalidade, ou seja, são 95% de embalagens de defensivos agrícolas que retornam para as indústrias fabricantes. A cadeia produtiva do agronegócio se mobilizou e organizou para atingir um índice tão alto de devolução.

A lei federal 7802 de 1989 obriga o agricultor a entregar as embalagens, triplamente lavadas, no local indicado na nota fiscal de compra do produto. A responsabilidade das fábricas é receber essas embalagens e dar-lhe a correta destinação, seja reutilizando-as ou incinerando-as.

Mas é comemorável também o engajamento dos distribuidores de insumos, pois sem a participação ativa dos mesmos não haveria como a indústria recolher esse número de embalagens, uma vez que é impraticável chegar a todas as propriedades rurais do país para realizar a coleta. Foi para solucionar esse possível problema, que a mesma lei federal previu a criação de Unidades de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos para armazenamento das embalagens, cuja responsabilidade é dos canais de distribuição, ou revendas.

Para o engenheiro sanitarista Evaldo de Souza Lima, no curso Reciclagem de Entulho, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “reciclar é muito importante por preservar recursos naturais e o meio ambiente, diminuindo o material aterrado ou jogado a céu aberto. Isso evita a poluição do ar, da terra e da água. Contribui, ainda, para o adequado manejo dos resíduos sólidos, minimizando os problemas com vetores e doenças associadas aos resíduos. Além disso, torna o custo da produção menor, se comparado com o da produção originada diretamente da matéria-prima virgem”.

Atualmente, esse sistema de coleta é um exemplo mundial, permitindo ao agricultor devolver suas embalagens sem grandes deslocamentos. Existem 450 unidades de recebimento que acolhem 28 mil toneladas de embalagens vazias por ano.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?