
Em 21 de julho deste ano, ao final da reunião extraordinária da Cosalfa – Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa – em Brasília, o presidente do órgão, Guilherme Marques, anunciou que o Brasil é pioneiro em aderir à criação de um banco de vacinas e antígenos contra a febre aftosa na América Latina. Em seu discurso, Marque afirma que essa medida permitirá enfrentar transtornos que poderão surgir com a retirada da vacina no país, além de auxiliar a imunização de rebanhos das nações que não tenham doses suficientes disponíveis.
Outro anúncio feito pelo presidente no evento foi a decisão aprovada pelos representantes da Cosalfa de enviar à Colômbia, país no qual se detectou quatro focos de aftosa recentemente, uma comissão técnica para ajudá-los e trocar experiências. Essa comissão seria coordenada pelo Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (Panaftosa). A Venezuela também estaria entre os países que receberiam ajuda para imunizar e inspecionar os rebanhos bovinos, uma vez que ainda não está livre da doença.
Guilherme Marques, que também é diretor do Departamento de Saúde Animal do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, também usou o encontro para recomendar aos países da América Latina que aumentem os esforços contra a afitosa e invistam mais pesado em sanidade animal.
Essas informações são do MAPA.
Conheça os Cursos a Distância CPT da área de Bovinos de Corte em Livros+DVDs e Cursos Online.
Por Bruna Falcone Zauza
Fonte: MilkPoint - www.milkpoint.com.br
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.