WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 36Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Brahman ganha preferência de pecuaristas no Brasil

Raça tem expansão através do grande número de receptoras

 A raça zebuína Brahman tem ganhado destaque na produção nacional para corte.

A raça zebuína brahman é, atualmente, a segunda na preferência dos produtores de gado de corte no Brasil. Ela se destacou graças ao grande número de receptoras para embriões, segundo a Associação dos Criadores de brahman do Brasil (ACBB). O zootecnista Fábio Miziara, jurado da associação, diz que o aumento se justifica para atender à demanda de fêmeas e touros para a produção comercial.

De acordo com o zootecnista, uma boa matriz precisa ser fértil, ter uma garupa larga, precocidade sexual, facilidade de parto, habilidade materna e um temperamento dócil, características bem marcantes no brahman. “O brahman, dentre os zebus, é o único que tem esse pacote necessário e completo para oferecer", afirma o diretor executivo da ACBB, Lydio Cosac de Faria.

A raça chegou ao Brasil em 1994 vinda dos Estados Unidos sob monitoramento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O brahman logo se adaptou e mostrou grande potencial. Possui um tórax profundo, com costelas abertas e grande volume interno, o que representa uma boa capacidade respiratória e digestiva, essenciais para a produção de carne. O brahman possui ainda as regiões mais nobres bem desenvolvidas, rendendo maior valor no abate.

Segundo a ACBB, a raça tem se destacado em competições e exposições pelo Brasil e tem sido a escolha de produtores em muitos leilões pelo país. O  professor Luiz Antônio Josahkian, do curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, diz que as raças zebuínas ganharam espaço no país por terem se adaptado bem às necessidades do mercado e dos produtores. Oferecem grande produtividade a um custo baixo.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!