
Como a eficiência produtiva é avaliada pela alimentação, esse foi o foco principal dos estudos da Embrapa Gado de Leite.
No Brasil, o agronegócio do leite vem passando por profundas mudanças, por causa da abertura econômica à competição do mercado internacional. Por isso, é exigido ao produtor de leite uma maior regularidade e qualidade.
As tecnologias são indispensáveis para isso. Amparada nessa perspectiva, a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, no campo experimental da Embrapa Gado de Leite, realizou diversos trabalhos de pesquisa com intuito de que a produção leiteira seja mais rentável. Como a eficiência produtiva é avaliada pela alimentação, que pode representar cerca de 60% dos custos, esse foi o foco principal dos estudos.
O CPT – Centro de Produções Técnicas trouxe esses resultados no curso Produção de Leite a Pasto. Em comemoração ao Dia Mundial do Leite, na próxima semana, o Portal de Informações traz uma pouquinho desse conteúdo para você. Veja o que preparamos!
O primeiro ponto discutido, na segunda-feira, 30, será a nutrição dos ruminantes. Você saberá como funciona o sistema digestivo dos bovinos e como deve ser sua base alimentar.
Terça-feira, 31, você verá que, quando se quer saber sobre a qualidade de uma forrageira, deve-se avaliar sua composição química.
No Dia Mundial do Leite, primeiro de junho, vamos conhecer os alimentos concentrados e a importância deles na época seca do ano.
Dia 2, quinta-feira, você aprenderá como utilizar a cana-de-açúcar para suplementar a alimentação do gado leiteiro.
Na sexta-feira, 3, abordaremos a estrutura necessária para o planejamento da produção, em especial a sala de ordenha.
Todas as matérias serão acompanhadas por um vídeo, que são trechos do curso do CPT, para que seu aprendizagem seja mais eficiente.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.