WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Blusas são valorizadas com aviamentos decorativos

Bata ganha toque especial com flores de tecido ou fita

Outros artigos bastante usados como aviamento são os botões que, além de fecharem a peça exercem a função de valorizá-la.

Aviamento é todo o material necessário, em uma peça de roupa, para finalizá-la, como os zíperes e colchetes. Acessórios ou aviamentos decorativos podem ser usados para  agregar valor e também custo à peça final, como, por exemplo, as rendas e aplicações. Esses conferem uma identidade própria à roupa ou à coleção.

A qualidade e o tipo de aviamento ou acessório são determinados pelo tecido utilizado na confecção. Para tecidos de fios com pouca ou sem elasticidade, os aviamentos devem ter a mesma característica. Por outro lado, quando têm muita elasticidade, como lycra, buclê, jersey, malha ou helanca, pode-se usar viés, fitas, entre outros com a mesma característica. Já no caso dos finos e vaporosos, os aviamentos devem ter espessura fina e delicada, e assim por diante.

A professora Francisca Sheck, no curso Confecção de Blusas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, lista os aviamentos mais importantes, entre eles a entretela colante, para firmar gola e cós; os zíperes invisível e comum; linhas de costura em várias cores; elásticos comum, de bico de pato, ou decorativo; fivelas; e agulhas.

Outros artigos bastante usados como aviamento são os botões. Esses, além de fecharem a peça de roupa, também exercem a função de valorizá-la. Para isso, é preciso escolher uma cor que combine e se harmonize com o tecido.

“Uma blusa simples pode ser valorizada com algum detalhe que o próprio costureiro pode produzir, como flores de fita ou tecido. Há também a opção das costuras especiais, como o pesponto e o franzido”, completa a professora.

Cursos CPT - Confecção de Roupas

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?