WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Biofach apresenta incentivo do governo para produção de orgânicos

Ministério da Agricultura auxilia com a redução de gastos tributários como alternativa para fomentar o setor

O próximo encontro da versão latino-americana da BioFach está marcado para cinco, seis e sete de outubro de 2011.

Durante o encontro da Biofach América Latina deste ano, a redução de impostos e pagamentos por serviços ambientais aos produtores foram as informações que mais despertaram interesse. O evento, sediado na cidade de São Paulo, aconteceu no início deste mês.

A afirmativa foi feita pelo coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, em sua palestra. “Essa é uma das formas de reduzir gastos e fomentar o setor. Queremos que o produto orgânico tenha preços mais competitivos e que seja permitida a universalização do acesso”.

Para promover o setor, o Ministério apresentou os fundamentos legais relevantes, bem como um rótulo orgânico oficial em um processo de seleção pública. Os primeiros produtos orgânicos com o novo rótulo oficial já estão nas prateleiras dos supermercados. Para utilizá-lo, os fabricantes podem se inscrever no Ministério da Agricultura.

Para o professor Jacimar Luiz de Souza, especialista em agricultura orgânica, “políticas governamentais de fomento à pesquisa, produção, certificação e comércio de produtos orgânicos são fundamentais para a expansão dessa atividade”. O professor apresenta no curso Cultivo Orgânico de Hortaliças, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a Suécia como um país que possui um programa de governo exemplar. O Estado incentivou a conversão de sua área agrícola para o sistema orgânico e, atualmente,  tem metas para empregar somente energias renováveis em todo seu processo de produção, principalmente nos meios de transporte.

Pelo segundo ano consecutivo a Biofach América Latina abordou o tema da inserção de orgânicos na alimentação escolar de escolas públicas, dando agora destaque ao novo cenário decorrente da aprovação da Lei Nº 11.947(16 /06/ 2009) e sua regulamentação (em 22/07/2009) que dispõem sobre mudanças no atendimento da alimentação escolar.

O evento ainda discutiu temas como mercado de orgânicos no mundo,  sementes orgânicas e não transgênicas, biodiversidade e Copa do Mundo 2014, parcerias Empresas & Extrativismo, eventos “verdes” e a economia verde, e a preferência do consumidor.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?