WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dia do Cliente

Biodigestor produz biogás, uma fonte de energia alternativa

O funcionamento de diversos equipamentos nas propriedades rurais pode ocorrer pela transmissão de energia renovável

Do centro de distribuição até os pontos de consumo, o biogás poderá passar por tubulações de cobre, de ferro galvanizado ou PVC rígido.

O processo de biodigestão gera dois produtos, o biogás e o biofertilizante. No primeiro caso, o biodigestor proporciona uma fonte de energia que pode ser utilizada no funcionamento de diversos equipamentos das propriedades rurais.

Durante a operação, são produzidos vários gases. O gás metano constitui 55 a 65% do biogás. O carbônico é responsável por 35 a 45% e o restante é composto por nitrogênio, hidrogênio, oxigênio e gás sulfídrico. Desses, apenas o metano é combustível. Assim, em termos energéticos quanto maior for o seu percentual, melhor será a transmissão da energia.

Segundo o professor Dr. Jorge de Lucas Júnior, para ser utilizado, o biogás precisa ser conduzido de forma adequada até os pontos de consumo. A rede de distribuição se dá em duas etapas distintas. Primeiro, o gás é deslocado até o centro de distribuição e depois desse ponto até o local onde será usado.

“No caso dos biodigestores indianos e dos cobertos por plástico, que possuem gasômetro móvel, a conexão entre eles e a tomada de biogás, que o conduzirá até o centro de distribuição, deverá ser feita com mangueiras flexíveis de plástico”, indica o professor no curso Construção e Operação de Biodigestores, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Do centro de distribuição até os pontos de consumo, o biogás poderá passar por tubulações de cobre, de ferro galvanizado ou PVC rígido de 3/4”, que poderão ser enterradas ou embutidas nas paredes das edificações. Próximos a cada ponto de consumo, deverão ser instalados registros de controle que poderão ser acionados de acordo com a necessidade do uso do gás.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Construção e Operação de Biodigestores

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

alcedir

24 de jul de 2013

PARABÉNS GOSTEI MUITO DO ARTIGO ; SI FOR POSSÍVEL PODERIAM ME MANDAR MAIS INFORMAÇÕES QUERO MONTAR UM BIODIGERTOR COM RESTOS ORGÂNICOS

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de jul de 2013

Olá, Alcedir!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!