WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Biocombustíveis têm grande potencial na matriz energética de transportes

A estimativa da Agência Internacional de Energia é que, até 2050, os biocombustíveis respondam por 27% do total dos combustíveis

Os preços dos biocombustíveis poderão se tornar competitivos até o ano de 2030.

A utilização de biocombustíveis na matriz energética dos transportes pode chegar a 27% até o ano de 2050. Essa é a estimativa da Agência Internacional de Energia - AIE, que afirma que, para isso, é preciso que seja otimizado o processo de produção e ampliada a plantação de matérias-primas.

Biocombustíveis provenientes de amido, açúcar e oleaginosas têm capacidade para substituir grandes volumes de querosene, diesel e querosene de aviação, que são produzidos a partir de combustíveis fósseis. Isso diminuiria consideravelmente a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Atingir essa meta exige 100 milhões de hectares de plantações para esse fim. Uma das opções de matéria-prima é o coco macaúba. Esse fruto é capaz de produzir óleo e outros subprodutos, o que tem levado cada vez mais estudiosos e especialistas a indicarem a planta como uma cultura viavel em termos econômicos.

No curso Cultivo e Processamento de Coco Macaúba para Produção de Biodiesel, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor Dr. Luiz Angelo Mirisola Filho ressalta que seu cultivo, no Brasil, é promissor. “Essa é  uma palmeira que ocorre em quase todo o país, principalmente nas regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte”, comenta o professor.

Segundo a AIE, os preços dos biocombustíveis poderão se tornar competitivos até o ano de 2030. Para cumprir o prognóstico, é preciso investir em tecnologias de produção mais sustentáveis e com menor custo.

Por: Clara Peron.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!