WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Barista é o profissional que está faltando no mercado

Por ser uma profissão ainda recente no Brasil, existem muitos empregos e poucas pessoas especializadas

Para atuar nessa área, é exigido o ensino médio completo e algum curso de capacitação.

Cafezinho ao acordar e um gole no meio da manhã. Depois do almoço: “- Um cafezinho, por favor?”. No lanche da tarde aparece mais uma vez o pretinho. Em reuniões de trabalho, encontros entre amigos, refeições com a família, não importa a hora e o acompanhante, a bebida é um costume dos brasileiros.

Essa tradição é tão forte que existe um profissional que se dedica ao preparo das bebidas com café. Barista é uma carreira, originada na Europa, que chegou ao Brasil na última década. Por ser uma profissão ainda recente no país, existem muitos empregos e poucas pessoas especializadas.

Um barista deve conhecer os detalhes do cultivo, processamento, torrefação e extração da bebida. Essas informações são importantes na hora de preparar a “xícara perfeita”. Também é de sua responsabilidade a manipulação das máquinas de café e, em alguns locais, a recepção dos clientes.

A professora e barista Maria Aparecida Campos diz que o profissional é treinado para oferecer ao cliente o melhor do café. “Ele precisa saber fazer a  correta moagem do grão, operar e ajustar o equipamento para que a bebida  seja tirada no tempo adequado. O barista sabe unir uma boa xícara ao tratamento especial oferecido a cada um de seus clientes”, ensina Campos no curso Treinamento de Barista, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Para atuar nessa área, é exigido o ensino médio completo e algum curso de capacitação. Oferecem emprego para esse profissional hotéis, restaurantes, cafeterias, lanchonetes e outros comércios de alimentos e bebidas. Existem algumas franquias como a  Starbucks que, só neste mês, estão com 25 vagas disponíveis.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?