WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

As bacias hidrográficas

Elas fazem parte da estrutura que a natureza preparou como condição de existência das nascentes

A declividade determina algumas características da bacia hidrográfica.

Para entender melhor como surgem as nascentes, é necessário conhecer elementos relacionados a esse recurso natural, como, por exemplo, as bacias hidrográficas. Elas fazem parte da estrutura que a natureza preparou como condição de existência das nascentes e mananciais.
 
As bacias hidrográficas são as áreas receptoras das águas das chuvas, que alimentam os reservatórios subterrâneos e esses abastecem as nascentes. Esses terrenos, onde estão as bacias, caracterizam-se por serem irregulares, formados por morros, encostas e vales. Todo curso d'água pertence a alguma bacia hidrográfica. Assim como os cursos maiores de água possuem seus afluentes, as bacias também possuem sub-bacias.

Além disso, é importante saber que as bacias possuem componentes, que são determinados de acordo com o ciclo hidrológico. Entre eles está a área de drenagem, que está diretamente relacionada à capacidade de coletar a água da chuva, portanto o volume de água infiltrado ou escoado na superfície do solo varia de acordo com o tamanho da área de drenagem.

declividade também determina algumas particularidades da bacia hidrográfica. De acordo com  Paulo Sant'Anna e José Dermeval Lopes, professores do curso Recuperação e Conservação de Nascentes, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a declividade influencia na velocidade do escoamento superficial da água, logo, se for muito inclinada, maior será a velocidade do escoamento e menor a quantidade de água armazenada no solo.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?