Azeites aromatizados são mais charmosos e saborosos

Aprenda a preparar azeites para acompanhar saladas, carnes, petiscos e doces

É indicado o consumo de pelo menos uma colher de sopa de azeite extra virgem por dia.

Que ele é benéfico para a saúde todo mundo sabe. Que adicionado à comida proporciona um sabor e um aroma espetacular também é de conhecimento de muitos. Mas, você sabia que com simples ingredientes é possível transformar o seu produto em um azeite aromatizado? Confira as dicas e escolha o seu preferido.

Para saladas, o indicado é a mistura com o vinagre balsâmico. Para fazer a composição, leve o vinagre ao fogo até reduzir para um terço do seu volume inicial. A proporção é de uma parte de vinagre para três de azeite. E pronto, já pode ser consumido.

Para acompanhar petiscos, uma opção é acrescentar alho torrado. Peixes caem muito bem com o azeite com ervas. Separe para essa receita ervas frescas, como manjericão, alecrim e louro. Depois, acrescente o azeite aquecido a 40ºC para que as ervas liberem seu perfume.

Paixão nacional, a carne vermelha também tem um preparo especial. O ingrediente principal dessa mistura é a pimenta. Coloque a pimenta rosa, a preta e a branca, sendo aproximadamente 10 gramas de cada uma. Misture. Junte o azeite e prepare sua carne, porque esse, além de gostoso, é muito charmoso. Você pode usar pimentas frescas também, como a malagueta, mas para isso é preciso que o azeite esteja a 40ºC.

Agora, não se assuste, mas esse é para consumir com frutas, sorvetes, como uma calda. O item inovador é a fava da baunilha. Abra-a, porque o charme desse azeite está na parte interna da fava. Raspe a substância e adicione ao azeite, tampe e agite. Para terminar, adicione metade da fava no vidro.

Uma observação é que o azeite aromatizado perde um pouco mais rápido o prazo de validade. Isso não quer dizer que ele fará mal ao organismo depois de um certo período, mas perderá as propriedades que fazem bem à saúde. Por isso, aproveite!

De acordo com a professora e nutricionista Céphora Sabarense, o consumo de azeite auxilia na redução do colesterol LDL. No curso Alimentação Saudável, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, Sabarense indica que sua utilização em frituras no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração. É indicado o consumo de pelo menos uma colher de sopa de azeite extra virgem por dia.

Por: Ariádine Morgan

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