
Procure realizar o melhor desde o princípio, para não precisar de repetição, revisão, manutenção e perda de clientes.
Reduzir custos na empresa não é tarefa fácil, sendo mais uma vez preciso ter conhecimentos em gestão e planejamento. No setor de recursos humanos, a principal questão é a otimização do trabalho, ou seja, aproveitar ao máximo os horários na organização. Essa é uma postura em que todo mundo sai ganhando, a instituição, que economiza com hora extra e energia elétrica, e o colaborador, que tem mais qualidade de vida. Essa é uma alternativa para empresas que trabalham, principalmente, com metas, pois ao alcançá-las, o funcionário poderá ser liberado.
Muitas empresas demitem sem pensar nos gastos que isso acarreta. Verifique a necessidade da exoneração do seu empregado, pois os custos de rescisão do contrato são altos. Trocar colaboradores antigos por novos também acarreta despesas, pois é preciso considerar o tempo que esses levarão para chegar ao nível de conhecimento e experiência daqueles demitidos.
Avaliar os serviços é uma forma de reduzir gastos, para o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, consultor de empresas em todo o Brasil. No curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, ele diz que “quando as metas dos serviços são vagas, os custos do que é feito podem ser calculados de forma incorreta, dificultando a redução dos gastos. Procure realizar o melhor desde o princípio, para não precisar de utilizar repetição, revisão, manutenção e perda de clientes. Só isso já irá reduzir 15 a 30% dos custos”.
Adotar o banco de horas é uma opção para registrar o tempo excedente de trabalho, oferecendo ao funcionário recuperá-las em folgas. Considere a terceirização, pois pode ser uma maneira de economizar com pessoal, desde que as funções não incluam a atividade-fim da empresa. Reveja os benefícios, uma vez que muitas organizações gastam mais com vantagens pouco usadas pelos trabalhadores.
Pense em férias coletivas, caso ocorra a necessidade de uma redução acentuada na produção, devido a sazonalidade da demanda. Essa metodologia de trabalho promove a redução de manutenção da infraestrutura, como água e luz, e até mesmo outras pessoas contratadas para substituir um funcionário em férias.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.