
Para os atletas, o café ajuda a ter mais disposição, estimulando as ações do músculo durante os exercícios prolongados.
O velho e bom cafezinho pode ajudar, naturalmente, no desempenho dos atletas. Isso porque o consumo diário da bebida aumenta a descarga de endorfinas no cérebro. Essas substâncias são as responsáveis pela sensação de prazer e, por isso, dão mais estímulos para prosseguir nos esforços, como nas atividades físicas.
Esse mecanismo é chamado de autogratificação. Os cérebros que recebem doses diárias de café têm mais capacidade de produzir tal sentimento, melhorando, ao longo do tempo, o desempenho atlético, sem uso de artifícios como o “doping”.
Estudos anteriores comprovaram que a bebida tem diversos compostos importantes para o organismo, como minerais, niacina, antioxidantes, ácidos clorogênicos e os quinídeos. Esses ajudam até mesmo dependentes químicos no combate ao uso de drogas.
Um dos principais componentes do grão é a cafeína, que atua contra os efeitos da adenosina no cérebro, substância causadora do sono, além de melhorar a circulação sanguínea. “A bebida possui, também, lactonas, que podem ser consideradas até mais importantes para o ser humano que a própria cafeína, pois atuam de forma marcante, estimulando o cérebro humano. Elas reduzem a sonolência e fadiga, e aumentam a capacidade de concentração, atenção e memória.”, afirma a professora Maria Gorette Starling de Oliveira, no curso Receitas com Café, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Podemos traçar um paralelo entre o estímulo do café e o bom desempenho das seleções finalistas da Copa do Mundo deste ano. A União Europeia é grande importadora do grão. Na Alemanha, país maior importador no mundo, cada pessoa consome, em média, 6,49 kg do produto por ano. Na Espanha, esse número é de 4,52 kg/ano.
Para os atletas, o café ajuda a ter mais disposição, estimulando as ações dos músculos durante os exercícios prolongados. Porém, para que o efeito seja saudável, o consumo não deve ser superior a três ou quatro xícaras pequenas por dia.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.