WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Atletas que consomem café têm mais disposição

A bebida melhora o desempenho atlético, sem uso de artifícios como o "doping"

Para os atletas, o café ajuda a ter mais disposição, estimulando as ações do músculo durante os exercícios prolongados.

O velho e bom cafezinho pode ajudar, naturalmente, no desempenho dos atletas. Isso porque o consumo diário  da bebida aumenta a descarga de endorfinas no cérebro. Essas substâncias são as responsáveis pela sensação de prazer e, por isso, dão mais estímulos para prosseguir nos esforços, como nas atividades físicas.

Esse mecanismo é chamado de autogratificação. Os cérebros que recebem doses diárias de café têm mais capacidade de produzir tal sentimento, melhorando, ao longo do tempo, o desempenho atlético, sem uso de artifícios como o “doping”.

Estudos anteriores comprovaram que a bebida tem diversos compostos importantes para o organismo, como minerais, niacina, antioxidantes, ácidos clorogênicos e os quinídeos. Esses ajudam até mesmo dependentes químicos no combate ao uso de drogas.

Um dos principais componentes do grão é a cafeína, que atua contra os efeitos da adenosina no cérebro, substância causadora do sono, além de melhorar a circulação sanguínea. “A bebida possui, também, lactonas, que podem ser consideradas até mais importantes para o ser humano que a própria cafeína, pois atuam de forma marcante, estimulando o cérebro humano. Elas reduzem a sonolência e fadiga, e aumentam a capacidade de concentração, atenção e memória.”, afirma a professora Maria Gorette Starling de Oliveira, no curso Receitas com Café, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Podemos traçar um paralelo entre o estímulo do café e o bom desempenho das seleções finalistas da Copa do Mundo deste ano. A União Europeia é grande importadora do grão. Na Alemanha, país maior importador no mundo, cada pessoa consome, em média, 6,49 kg do produto por ano. Na Espanha, esse número é de 4,52 kg/ano.

Para os atletas, o café ajuda a ter mais disposição, estimulando as ações dos músculos durante os exercícios prolongados. Porém, para que o efeito seja saudável, o consumo não deve ser superior a três ou quatro xícaras pequenas por dia.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?