WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Atividades turísticas e preservação ambiental devem caminhar juntas

O turismo precisa ser uma atividade sustentável, capaz de desenvolver as regiões envolvidas

O turista busca o contato com a natureza como forma de encontrar paz, descansar a cabeça e repor as energias.

“Turismo e  biodiversidade” é o tema escolhido para comemorar o Dia Mundial do Turismo este ano. A data foi instituída em 1979, pela Organização Mundial do Turismo – OMT, órgão da ONU, com intenção de conscientizar a sociedade dos valores culturais, políticos, econômicos e sociais que as atividades turísticas ocasionam. A cada ano é escolhido um tema e um país. Em 2010, é a vez da China.

A escolha do tema reflete a preocupação ambiental, que perpassa todos os ramos de negócios. A biodiversidade se traduz em diferentes ecossistemas, como pantanais, savanas, desertos, entre outros, e é um grande diferencial na escolha dos destinos turísticos.

O turista, proveniente de grandes cidades, busca, cada vez mais, o contato com a natureza, como forma de encontrar paz, descansar a cabeça e repor as energias. Esse, atualmente, está atento às empresas que preocupam-se com a preservação do meio ambiente.

Por isso, a responsabilidade ambiental está presente no Código de Ética Mundial do Turismo, que busca o desenvolvimento sustentável do potencial natural, assim como sua preservação. Ações complicadas pela mudança climática, a desertificação e a extinção da flora e fauna. Os números são alarmantes, 22% dos mamíferos, 31% dos anfíbios, 13,6% das aves e 27% dos recifes estão em risco.

O professor Fábio Hosken, no curso Ecoturismo – Diagnóstico, Planejamento e Operação, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, enfatiza que “se o turismo ecológico for desenvolvido sem um planejamento adequado, poderá provocar significativos impactos negativos ambientais e sociais. De atividade sustentável passará a atividade predatória. Assim, é preciso fazer um levantamento dos locais que podem ser explorados, avaliação de possíveis impactos negativos, estudo da capacidade de carga e de impactos ao meio ambiente, antes de iniciar as visitações”.

O Brasil possui um quinto da biodiversidade mundial. Com bom senso e responsabilidade, é possível fazer do turismo uma atividade sustentável, capaz de aproximar povos, movimentar a economia e ajudar a desenvolver as regiões envolvidas.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?