WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Atividades com livros podem ser muito divertidas

Com os conhecimentos certos, você pode desenvolver atividades criativas e interessantes para os "pequenos leitores"

O livro deve ser o principal recurso das atividades

Estas sugestões se aplicam àquelas crianças que são pré-leitoras, ou seja, que ainda não sabem ler ou estão aprendendo. Todas as práticas e a preparação dos ambientes devem ser realizadas pensando nesse perfil de criança. Além disso, as atividades podem ser adaptadas à realidade do local em que elas serão desenvolvidas e dos leitores e ouvintes.

Em primeiro lugar, é importante que seja proporcionado às crianças um ambiente agradável, confortável, com brinquedos ou outros materiais infantis. Em seguida, elas devem ser envolvidas na história através da música, da conversa e das brincadeiras relacionadas ao tema. Tudo bem descontraído.

Levá-las a locais onde haja prateleiras de literatura infantil também é indispensável, nesses lugares o adulto deve orientá-las, mostrar as opções, permitir que selecionem e escolham. Assim elas adquirem familiaridade com o livro e autonomia em suas práticas de leituras. Levar o livro para casa é ótimo e devolvê-lo à biblioteca, no prazo estabelecido, também.

É necessário estimular a criança a cuidar e a preservar o livro para entregá-lo nas mesmas condições de quando o pegou, além de respeitar o prazo estabelecido para que outras pessoas possam utilizar a obra. Mas tal rigidez na cobrança do prazo deve ser moderada, pois a prioridade é que a criança tenha a opotunidade de ler, afirma Maria Oliveira Cortes, professora do curso Literatura Infantil e Contação de Histórias, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Uma dica importante é que (embora você possa disponibilizar de recursos como flanelógrafos, televisão de papelão, figuras, projetor etc.) o livro deve ser o principal meio para chamar a atenção das crianças.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!