Letras de músicas que citam partes do corpo devem ser trabalhadas ao mesmo tempo em que as crianças tocam os órgãos.
É possível promover o primeiro contato com a musicalização por meio de atividades rítmicas utilizando o corpo. Particularmente, palmas e pés, ou ainda por meio de sons e gestos que chegam à criança. Esse tipo de atividade é muito simples, o que torna o início do projeto mais fácil. Além disso, as crianças normalmente assimilam mais rapidamente e adoram participar.
O professor Thyaga, no curso Musicalização Infantil, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, recomenda como primeiras atividades aquelas que usam as palmas das mãos e os pés. “Essas são fáceis de assimilar e executar. É o primeiro exercício sobre os compassos e os tempos, em que as crianças, intuitivamente, vão perceber essa divisão”, comenta o músico.
Uma das tarefas consiste em bater palmas e também as mãos na mesa, de forma alternada, em diferentes compassos. Esse é um tipo de atividade realizada com entusiasmo. À medida em que a mesma se desenvolve, o compasso e a mistura de palmas, pés e batidas na mesa devem ficar cada vez mais complexos, mas os alunos, em geral, têm grande capacidade de assimilar e executar corretamente os pulsos sonoros solicitados.
Pode-se, também, utilizar músicas para treinar a coordenação motora. Antes, porém, é preciso cantar para os alunos, até que eles possam memorizar letra. “Letras de músicas que citam partes do corpo, como olhos, orelhas, nariz e boca, devem ser trabalhadas ao mesmo tempo em que as crianças tocam esses órgãos, isso ainda promove o autoconhecimento em relação ao próprio corpo”, acrescenta Thyaga.
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