
Não é raro associarmos os grandes sucessos a grandes mentes e, neste sentido, nossa impressão é sempre a mesma: "se deu bem porque é inteligente!" Mas, será que é isto mesmo? Será que o sucesso está vinculado tão somente à inteligência? Ou será que as grandes ideias precisam de uma "ajudinha" extra?
Pesquisa realizada na Universidade de Stanford põe abaixo essa teoria. Após importantes pesquisas, constatou-se duas características fundamentais para o sucesso: atitude e inteligência. Carol Dweck, um psicólogo que passou toda sua carreira estudando atitudes de desempenho, descobriu duas características fundamentais que mostram que atitudes, inclusive, são mais favoráveis para o sucesso que a inteligência: mentalidade fixa e mentalidade de crescimento. A fixa é características de pessoas que acreditam não poder mudar, ficando bloqueadas quando são desafiadas a fazer um algo a mais. Ao contrário, as pessoas de mentalidade de crescimento encaram desafios e as oportunidades para aprender algo novo.
O pesquisador conclui, então, que mesmo com seus elevados Qis e incrível capacidade de inspirar confiança em outras pessoas, devido ao alto intelecto, quando pessoas dotadas de mentalidade fixa saem de sua zona de conforto “a casa cai”. Portanto, saber lidar com os desafios, mesmo sem muita noção de como resolver os problemas, é que faz de uma pessoa de atitude um sucesso.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Administradores.com
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.