WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Atenção à temporada de carrapatos

Alta nas temperaturas é ideal para a proliferação desses parasitas

Carrapatos

O verão é uma estação que combina a alta das temperaturas com chuvas recorrentes em diversas regiões do país. Esses fatores são preocupantes para qualquer pecuarista, uma vez que são ideais para o surgimento e a proliferação de carrapatos, o que pode ser bem prejudicial à criação.

O professor do Curso a Distância CPT Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos, Jackson de Araújo, alerta, dizendo que a infestação de carrapatos pode ser detectada pelo pecuarista facilmente e precisa ser rapidamente combatida, antes que os prejuízos tomem proporções gigantescas

Esse parasita é responsável por prejuízos enormes para os criadores. Os valores ultrapassam US$3 bilhões, por não provocarem somente a compra de medicamentos e gastos com medidas de controle.

Além desses prejuízos, a infestação de carrapatos produz uma queda na produtividade, seja de leite ou de carne, provoca irritações, transmite doenças como a tristeza parasitária bovina, a babesiose e a anaplasmose, provocando a morte de muitos animais. Outro enorme prejuízo é proveniente do couro, que perde qualidade e vê seu valor diminuir drasticamente.

A infestação ainda provoca o surgimento de vários desafios no combate à proliferação no pasto. Para entender melhor a infestação, é preciso entender o ciclo biológico do parasita:

São duas as fases, uma parasitária e outra não parasitária. A fase parasitária ocorre quando ele está em contato com o hospedeiro, enquanto a segunda, no ambiente. Quando há uma infestação, a menor parte está no hospedeiro.

Na fase não parasitária, a fêmea, carregada de ovos, estão no solo e podem gerar mais de 3500 ovos. Na primavera e verão o período de incubação desses ovos é acelerado e, com as chuvas, surgem as larvas, que estão prontas para “atacar” os animais após um curto período de maturação.

É muito comum detectar carrapatos em bovinos durante o ano todo, mas também é fácil perceber que há épocas em que a infestação é maior, quando as condições ambientais são favoráveis à fase não parasitária.

Há algumas fases de infestação, que são denominadas “gerações dos carrapatos”. A primeira geração, ocorre na primavera/verão que, como dito, proporcionam as melhores condições para a proliferação dos parasitas. Outras gerações ocorrem no verão e ao final do outono, podendo existir, ainda, uma quarta geração, no final do inverno.

Por fim, para que haja sucesso no controle desses parasitas, é importante dar atenção à primeira geração, dado que o grau da infestação nas próximas gerações está diretamente ligado ao controle (ou à falta dele) feito na primeira.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Gado de Corte:

Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos
Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção
Enquanto o Veterinário Não Chega – Atendimento a Bovinos

Fonte: Boi a Pasto – boiapasto.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?