WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dia do Cliente
Cursos da Área Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Produção de Novilho Precoce Curso Criação de Touros Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 30Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Atenção à temporada de carrapatos

Alta nas temperaturas é ideal para a proliferação desses parasitas

Carrapatos

O verão é uma estação que combina a alta das temperaturas com chuvas recorrentes em diversas regiões do país. Esses fatores são preocupantes para qualquer pecuarista, uma vez que são ideais para o surgimento e a proliferação de carrapatos, o que pode ser bem prejudicial à criação.

O professor do Curso a Distância CPT Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos, Jackson de Araújo, alerta, dizendo que a infestação de carrapatos pode ser detectada pelo pecuarista facilmente e precisa ser rapidamente combatida, antes que os prejuízos tomem proporções gigantescas

Esse parasita é responsável por prejuízos enormes para os criadores. Os valores ultrapassam US$3 bilhões, por não provocarem somente a compra de medicamentos e gastos com medidas de controle.

Além desses prejuízos, a infestação de carrapatos produz uma queda na produtividade, seja de leite ou de carne, provoca irritações, transmite doenças como a tristeza parasitária bovina, a babesiose e a anaplasmose, provocando a morte de muitos animais. Outro enorme prejuízo é proveniente do couro, que perde qualidade e vê seu valor diminuir drasticamente.

A infestação ainda provoca o surgimento de vários desafios no combate à proliferação no pasto. Para entender melhor a infestação, é preciso entender o ciclo biológico do parasita:

São duas as fases, uma parasitária e outra não parasitária. A fase parasitária ocorre quando ele está em contato com o hospedeiro, enquanto a segunda, no ambiente. Quando há uma infestação, a menor parte está no hospedeiro.

Na fase não parasitária, a fêmea, carregada de ovos, estão no solo e podem gerar mais de 3500 ovos. Na primavera e verão o período de incubação desses ovos é acelerado e, com as chuvas, surgem as larvas, que estão prontas para “atacar” os animais após um curto período de maturação.

É muito comum detectar carrapatos em bovinos durante o ano todo, mas também é fácil perceber que há épocas em que a infestação é maior, quando as condições ambientais são favoráveis à fase não parasitária.

Há algumas fases de infestação, que são denominadas “gerações dos carrapatos”. A primeira geração, ocorre na primavera/verão que, como dito, proporcionam as melhores condições para a proliferação dos parasitas. Outras gerações ocorrem no verão e ao final do outono, podendo existir, ainda, uma quarta geração, no final do inverno.

Por fim, para que haja sucesso no controle desses parasitas, é importante dar atenção à primeira geração, dado que o grau da infestação nas próximas gerações está diretamente ligado ao controle (ou à falta dele) feito na primeira.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Gado de Corte:

Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos
Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção
Enquanto o Veterinário Não Chega – Atendimento a Bovinos

Fonte: Boi a Pasto – boiapasto.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!