WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Até 2012 o Brasil deve ser o maior produtor mundial de biodiesel

Atualmente a Alemanha é líder

 

 O Brasil é um dos pioneiros na produção de biodiesel.

Vários países têm demonstrado interesse em produzir ou consumir biocombustíveis. O Brasil é um dos pioneiros nessa tecnologia e por isso ganha destaque. A previsão é de que, até o ano que vem, ele ultrapasse a Alemanha e se torne o principal produtor mundial de biodiesel.

Essa previsão é do presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto. Segundo ele, mesmo sendo tido como um sucesso, o programa do biodiesel brasileiro ainda precisa superar alguns problemas, como a descentralização da produção e o aumento da participação da agricultura familiar no fornecimento de matéria-prima, principalmente nas regiões mais pobres.

A participação da agricultura familiar tem aumentado, mas de acordo com Rossetto, ainda não é suficiente. Em 2010 aproximadamente 100 mil famílias ingressaram no programa. Desde 2008, a comercialização do biodiesel subiu de 1,1 milhão de metros cúbicos para 2,6 milhões. A maior parte dessa produção é concentrada nas regiões Centro-Oeste e Sul.

Rossetto defendeu a ampliação do programa, que depende agora do aumento da quantidade de biodiesel misturada ao óleo diesel do petróleo. A proporção atual é de 5%. outra medida é aumentar a exportação. Sobre o etanol, que mantém produção e consumo em baixa, ele afirmou que o governo deve criar medidas para estimular o setor.

O professor do curso Produção de Biodiesel, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, Paulo Anselmo Ziani Suarez, acredita que a ampliação da produção de biocombustíveis no Brasil é benéfico do ponto de vista econômico e também do ecológico.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?