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As melhores bebidas para o verão

Com as altas temperaturas, a reidratação é fundamental

 Sucos naturais hidratam e ainda fornecem diversos nutrientes. Foto: reprodução.

Ingerir bastante líquido é importante em todas as épocas do ano. Mas no verão, com o calor, a transpiração é maior e nosso organismo acaba perdendo bem mais água. Assim, a quantidade ingerida precisa ser ainda maior.

Além de ajudar a regular a temperatura corporal, a água participa de importantes reações do organismo, por isso precisa ser reposta o tempo todo. Mas cuidado: enquanto algumas bebidas hidratam e fornecem diversos nutrientes, outras podem ser bastante calóricas ou até causar o efeito contrário (a perda de água), como o caso das bebidas alcoólicas.

Vejas as bebidas ideais para o verão:

Caldo de cana: ela não “mata a sede”, já que é muito doce, mas hidrata, além de ser energética. A famosa garapa também é rica em sais minerais, potássio, magnésio, sódio e ajuda a prevenir a retenção de líquidos. Só é preciso ter cuidado, pois é bem calórica: um copo de 200 ml pode ter mais de 200 calorias.

Água-de-coco: ela é rica em sais minerais, como potássio, magnésio e sódio, reduzindo e prevenindo o inchaço. Também ajuda a equilibrar as reações no organismo e pode fornecer outros nutrientes, como carboidratos e óleos vegetais. Funciona como um isotônico natural e, por isso, pode ser consumida em abundância o ano todo.

Suco natural: ao contrário dos industrializados, que contém muitos conservantes e podem perder propriedades, os sucos naturais também podem ser consumidos em grandes quantidades. Eles hidratam e também fornecem muitos nutrientes, como vitaminas e sais minerais.

Chás
: os chás são bem pouco calóricos e hidratam bastante. Com o calor do verão, as versões geladas combinam muito bem. Alguns, como o verde e o mate contém cafeína e outros estimulantes e antioxidantes. Só é preciso ter cuidado com a quantidade, pois em excesso, essas substâncias podem desregular o sono e a pressão arterial.

Outras bebidas podem parecer benéficas, mas podem ser perigosas. Os isotônicos, por exemplo, ajudam a controlar a quantidade de sais no organismo, e por isso reidratam. No entanto, podem ser muito calóricos e conter muitos conservantes. O mesmo acontece com os sucos industrializados, que têm este problema, apesar de conterem basicamente as mesmas vitaminas e sais minerais dos naturais.

 

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