WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Arepas, prato típico andino para incrementar o cardápio

Elas caem bem no café da manhã, sendo, também, excelente acompanhamento para pratos de almoço e jantar

Depois de pronta, a arepa pode ser consumida simples ou recheada.

Arepa é um alimento típico da gastronomia da Venezuela e da Colômbia, elaborado a partir da farinha de milho. É considerada uma expressão nacional venezuelana, que tem as origens nos costumes indígenas. Cai bem no café da manhã, sendo, também, excelente acompanhamento para pratos de almoço e jantar.

Segundo alguns estudiosos, o nome deriva de “erepa', palavra que os índios Cumanagotos usavam para se referir ao milho. Outros afirmam que a palavra vem de “aripo”, uma placa de barro utilizada pelos indígenas para cozinhar milho.

Para preparar de oito a dez porções do prato, são necessárias dez espigas de milho verde, folhas de bananeira, ½ kg de queijo muçarela ralado e sal a gosto. No vídeo desta matéria, você assiste a todos os passos do processo de preparação, ensinados pela professora Marli Cambraia, no curso Processamento de Milho Verde, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Antes de utilizar as folhas de bananeira, elas precisam ser lavadas e imersas em solução a 200 ppm de cloro ativo, por 10 minutos, para serem higienizadas. “Essas têm a função de grelhar uniformemente as arepas, de ambos os lados; evitar sua manipulação excessiva; transmitir um aroma especial ao produto; e dar aparência artesanal”, explica a professora Cambraia.

Depois de pronta, a arepa pode ser consumida simples, com muçarela por cima, ou aberta com uma faca para ficar como um sanduíche. Outras opções de recheio são manteiga, fiambre, bem como outros tipos de queijo.

Por: Clara Peron.

Curso CPT - Processamento de Milho Verde

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?