O plantio de árvores em vias públicas, atualmente, não é apenas esteticamente bonito, mas faz-se necessário. Isso por causa das poucas áreas verdes disponíveis nas grandes cidades, cada vez mais cheias de prédios e construções. Por isso, a atividade tornou-se uma prática rotineira, quer seja para a implantação ou para a substituição de espécies já existentes.
Muitas vezes, porém, o plantio não obtém o êxito pretendido, seja por causa da espécie selecionada, seja pela qualidade das mudas usadas ou ainda pelas técnicas utilizadas. Aspectos como época de plantio, abertura de covas, adubação, proteção e tutoramento, portanto, devem ser considerados ao se iniciar um projeto de arborização.
Para o professor Wantuelfer Gonçalves, no curso Arborização Urbana, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “a melhor época para o plantio é o início do período chuvoso, variável para cada região. No entanto, quando se dispõe de equipamentos para irrigação, esse pode ser realizado em qualquer estação do ano”.
É interessante incentivar a participação da comunidade nos trabalhos. Com o acompanhamento contínuo por parte da população, a irrigação das mudas recém-plantadas torna-se prática, fácil e barata. Assim, é possível evitar o alto custo de aquisição e manutenção dos equipamentos tradicionais de irrigação.
O professor Gonçalves, Doutor em estruturas urbanas e paisagismo, acrescenta que “mesmo sendo plantadas durante o período chuvoso, as mudas ficam expostas a possíveis veranicos, que são períodos sem chuvas durante a estação considerada chuvosa. Entretanto, com a participação da comunidade, esse problema pode ser facilmente resolvido”.
O plantio durante o período mais quente e chuvoso tem como vantagem o desenvolvimento mais rápido e o melhor estabelecimento das mudas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.