WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aprendizagem significativa, ensino efetivo

O conhecimento significativo é aquele que é interligado

Prof. Nelson Maciel, diretor presidente do CPT, fez a apresentação do Prof. Per Christian e introduziu o assunto para o grande público presente.

 

O processo ensino aprendizagem não é um efeito de causa e consequência, ou seja, não é correta a ideia: o professor ensina, logo o aluno aprende. Este foi o cerne da palestra “Aprendizagem Significativa, Ensino Efetivo”, realizada pelo professor Per Christian a convite da direção do CPT - Centro de Produções Técnicas, na noite do dia oito de março, no Alfa Hotel, em Viçosa, Minas Gerais.

Diretor acadêmico da Univiçosa, Per Christian se formou em química, mas fez seu doutorado em educação científica nos EUA. O que o instigou a mudar o rumo de seus estudos no doutorado foi a necessidade que sentiu enquanto lecionava. Segundo ele, o professor precisa aprender como as pessoas aprendem, para depois ensinar.

O conhecimento significativo é aquele que é interligado. Para aprender, o indivíduo tem que optar por relacionar seu conhecimento prévio com novos conceitos e proposições. Um exemplo disso é a palavra BOMBRIL, destacada na figura abaixo. As outras palavras surgem e se relacionam quando existe na memória um conhecimento prévio que as interliga, transformando todo esse saber em um grande mapa conceitual.

 

 

De acordo com Ausubel, existem duas condições para que possa ocorrer uma aprendizagem significativa. A primeira é a necessidade que o estudante manifeste uma predisposição para  este aprendizado. Isto expressa que o aluno deve ter a postura de rejeitar a “decoreba”. E a segunda, defende que o material novo a ser aprendido, seja potencialmente significativo para o aluno, ou seja, que ele consiga construir as ideias como a do mapa conceitual.


 

"Se eu pudesse reduzir toda a psicologia educacional a uma só frase eu diria isto: o fator mais importante influenciando a aprendizagem é o que o estudante já sabe." (David Ausubel)

 

Questionado sobre a aplicação dos cursos do CPT, o professor disse que acredita nessa aprendizagem. “Esse é o caminho, o aluno consegue construir as ideias porque ele tem interesse e conhecimento prévio. Isto determina a quantidade e a qualidade de conhecimento absorvido. O curso CPT é muito prático e o interesse do estudante é em aprender algo útil. Quanto mais utilidade o aluno perceber no seu aprendizado, mais motivação ele terá”, acrescenta Per Christian.

A motivação da empresa para esse evento foi promover a capacitação dos seus profissionais responsáveis pela elaboração dos Cursos CPT. “Foi uma palestra importante, que veio reforçar as técnicas de ensino-aprendizagem aplicadas nos Cursos CPT”, afirmou o Prof. Nelson Maciel, Diretor-Presidente do Grupo CPT.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Elza Pascoalina de Souza Grott

16 de mai de 2018

Adorei a matéria. Trabalho em uma escola municipal e procuro trazer novas metodologias para a efetividade da aprendizagem dos alunos das séries iniciais, espero que possamos atingir nossas metas com relação a alfabetização na idade certa, e para que isso ocorra temos que utilizar atividades significativas.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de mai de 2018

Olá Elza,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso contepudo. Não deixe de nos visitar, constantemente temos novos conteúdo em sua área de interesse.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!