
A posição da escova também influencia no resultado. Para ter um efeito liso sem volume, deve-se trabalhar com a escova para cima.
Preferência da maioria das mulheres, a escova está sempre na moda. Esse processo torna os cabelos lisos pela ação do calor somado à tração feita pelo cabeleireiro. Quando os fios são puxados, eles secam, e esse movimento ainda ajuda no alisamento.
Para iniciar o processo, lave os cabelos, retire o excesso de água com a toalha, passe o finalizador com efeito defrizante, que amolece, prepara e protege o frio, pois atua como uma película protetora. Esse produto ainda diminui o tempo de trabalho. Depois, com o secador, retire o excesso de água.
Um bom secador é um grande aliado, mas é preciso saber usá-lo corretamente. “Ele deve estar sempre paralelo ao couro cabeludo e ser manuseado com movimentos contínuos. Comece a passar sempre da raiz para as pontas. Evite encostá-lo diretamente no cabelo. A temperatura ideal para utilizá-lo é de 45ºC”, destaca a professora Mitsue Mary Ávila Watanabe, no curso Estudo dos Cabelos e seus Tratamentos, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
A posição da escova também influencia no resultado. “Para ter um efeito liso sem volume, deve-se trabalhar com a escova para cima, fazendo com que a raiz permaneça rente ao couro cabeludo. Para ter um efeito volumoso, a técnica é utilizar a escova por baixo dos fios, para levantar a raiz”, destaca a professora Watanabe, especialista em cosmetologia.
Mas, atenção! Se você parar por muito tempo o secador sobre a mesma mecha, estará causando a deterioração das cutículas, além de utilizar mais calor do que o realmente necessário para finalizar a escova. Trabalhe sempre com mechas de dois dedos de largura porque, dessa forma, o resultado será melhor.
Para finalizar, passe o reparador de pontas sobre os cabelos, de maneira delicada. Isso vai abaixar os fios que ficarem levantados. Assim, eles também estarão prontos para o uso da prancha, caso desejado.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.