Alguns pesquisadores afirmam que o croissant é originário da Áustria, mas sem dúvida foi a França que ajudou a popularizá-lo pelo mundo todo. Os franceses o consomem pela manhã, acompanhado por café, no desjejum matinal.
A principal característica do croissant é a massa semifolhada, que é mais leve do que a massa folhada comum. O pão tem um formato de meia-lua e pode ter vários tipos de recheios, doces e salgados. Aprenda a fazer a receita que conquistou os franceses e o mundo inteiro.
Ingredientes
3 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente);
3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente;
2 ovos ligeiramente batidos;
10g de fermento biológico instantâneo;
2 colheres de sopa rasas de açúcar;
½ xícara de água em temperatura ambiente;
1 colher de café de sal;
1 colher de sopa de farinha de trigo para folhar a massa;
100g de manteiga também para folhar;
1 ovo batido para pincelar.
Modo de preparo
Em uma tigela, despeje meia xícara de farinha de trigo, o fermento, o açúcar e misture bem. Acrescente o sal, a água, os ovos, as três colheres de sopa de manteiga e mexa bem com uma colher. Junte o restante da farinha aos poucos. Retire da tigela, coloque em uma mesa e continue amassando com a mão, acrescentando mais farinha.
Depois de amassar bem, faça uma bola, coloque-a em uma tigela, polvilhe um pouco de farinha de trigo, cubra com um pano de prato e deixe descansar por 40 min. Misture uma colher de sopa de farinha em 100g de manteiga e reserve.
Para folhar a massa, abra-a com um rolo em cima da mesa enfarinhada e espalhe a manteiga com farinha. Dobre a massa como um embrulho para a manteiga não sair. Repita o processo. Abra novamente com o rolo até que fique com cerca de um centímetro de espessura. Deixe a massa em forma retangular, depois corte-a em triângulos e enrole-a como um croissant.
Acomode os croissants em uma assadeira untada com manteiga e enfarinhada. Pincele o ovo batido. Leve para assar em forno preaquecido em temperatura média (180-200°C) por cerca de 15 min ou até dourar.
Rende aproximadamente dez unidades, mas podem ser feitos em tamanhos maiores ou menores. Se preferir, antes de enrolar, coloque o recheio de sua preferência. Os croissants ficam ótimos com doce de leite, chocolate, presunto e muçarela, calabresa moída e queijo.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Matheus Gonçalves Fabiano de sousa
1 de mai. de 2021Estou abrindo meu negócio e preciso me aprimorar

Resposta do Portal Cursos CPT
4 de mai. de 2021Olá, Matheus
Como vai?
Agradecemos sua visita a nosso site!
Como é bom ver pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika

Alexandre Pimentel Brandão
7 de ago. de 2019Sou louco pra aperfeiçoar meus conhecimentos, pretendo abrir meu próprio negócio, mas não tenho recurso. O que faço? Por favor, preciso de orientação. obrigado!!!

Resposta do Portal Cursos CPT
8 de ago. de 2019Olá Alexandre Pimentel Brandão,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Para ter sucesso com produtos da panificação e confeitaria, a realização de cursos de capacitação é fundamental. Após a realização desses cursos, você terá maior conhecimento do mercado, das técnicas de produção e quais os melhores produtos. Com isso, estará apto a atuar no mercado, e poderá iniciar seu negócio em sua própria casa, e a mediada com o empreendimento for crescendo, investir em uma estrutura maior e melhor.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que o ajudarão a ter sucesso neste setor.
Atenciosamente,
Victor Sampaio