
O aplicativo Agrosmart, criado pela mineira Mariana Vasconcelos, de 23 anos, é um meio inovador de reduzir o consumo de água nas plantações brasileiras. Com o programa, o agricultor consegue monitorar o cultivo em tempo real. Dessa forma, ele pode controlar o momento exato da irrigação de sua lavoura (índice de transpiração da planta baixo).
Tudo isso é possível por meio de sensores, dados meteorológicos e imagens via satélite. O mais impressionante é que o produtor rural consegue economizar água, em até 60%, e 35% em energia. Em outras palavras, um meio sustentável e inteligente de cultivo. Daí o nome da plataforma (Agrosmart – Agricultura inteligente).
Selecionada entre mais de 500 candidatos, para estudar no Centro de Pesquisa da Nasa (Vale do Silício), Mariana ressalta que o software e os sensores realizam tarefas além da economia de água e energia. Eles identificam pragas e monitoram a vitalidade das plantas, além de indicarem a melhor época de colheita, dentre outras funções.
A jovem completa: “Já estamos prontos para disponibilizar o app em outras línguas e levá-lo para outros países.” Esta é uma tecnologia que deve ser adotada pelos agricultores de todo o mundo!
Por Andréa Oliveira.
Fonte: Veja.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.