WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Apicultores comemoram seu dia e seus lucros

A apicultura brasileira conta com um Planejamento Estratégico do setor para organizar melhor sua comercialização

Dia 22 de maio comemora-se o dia do apicultor.

A apicultura tem como objetivo principal a obtenção de mel, própolis, cera, geleia real e rainhas, que dão origem a novas colmeias. Essa é uma das atividades mais lucrativas da pecuária brasileira, principalmente porque o clima do país é favorável à criação desses insetos. Outro fator importante é a extensa flora brasileira, com inúmeras plantas nectaríferas e poliníferas.

O trabalho do apicultor começa após a instalação das primeiras colmeias. Nesse momento, surgem as diferenças entre a apicultura racional e a pilhagem de enxames que vivem em estado natural. O  papel desse profissional é proteger o enxame, providenciar alimento artificial na época de escassez e manter a temperatura da colmeia.

O professor Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, no curso Manejo do Apiário – Mais Mel com Qualidade, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, enfatiza que “para obter  produtos, de forma rentável, é preciso planejar e instalar o apiário de forma racional, e usar tecnologias de manejo adequadas para atender ao crescente mercado interno e externo”.

Desde dezembro de 2010, os apicultores brasileiros contam com um planejamento estratégico do setor para organizar melhor sua criação e comercialização. O documento apresenta um grande avanço para o segmento. O objetivo do projeto é promover, tanto nacional, como internacionalmente, e de modo sustentável, a integração, produção e comercialização de toda a cadeia produtiva apícola.

Nos últimos anos, o mel vem se consolidando como um dos produtos nacionais que mais são exportados. Segundo a Unidade de Agronegócio do Sebrae, as vendas do produto para o exterior totalizaram US$ 3,5 milhões em fevereiro deste ano. A previsão é que, nos próximos meses, as exportações mantenham esse ritmo, com preço em torno de US$ 3,20/Kg.

Por: Clara Peron.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?