WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Alimentos contra a hipertensão

Uma alimentação saudável pode ajudar a controlar a doença

 Aveia aumenta a sensação de saciedade. Foto: reprodução.

Uma pesquisa divulgada recentemente na revista Circulation mostrou que uma alimentação saudável pode ajudar na saúde de quem possui doenças cardíacas. Uma delas é a hipertensão arterial que, em muitos casos, pode ser controlada apenas com o consumo dos alimentos adequados. A alimentação também é um fator fundamental para quem deseja evitar o problema.

Vários fatores, como propensão genética, ingestão de álcool, consumo de cigarros e a falta de atividade física, podem ser determinantes para o desenvolvimento dos quadros de hipertensão arterial. No entanto, a alimentação pode fazer a diferença. Alguns alimentos não só são saudáveis, como ajudam a reduzir as chances de desenvolver a doença. Veja alguns:

- Ervas: coentro, alecrim, cebolinha, manjericão, tomilho, entre outros,  podem ser usados como temperos, reduzindo o uso do sal. O sódio favorece a retenção de líquidos e é o principal responsável pela alta da pressão arterial, e ainda favorece o desenvolvimento de doenças renais e  cardiovasculares. Além disso, contém nutrientes variados, como vitaminas e oxidantes. As ervas devem ser consumidas, de preferência, frescas.

- Alho: assim como as ervas, pode ser usado para reduzir o sal nos alimentos. Também contém boas quantidades de vitamina C, antioxidantes, magnésio entre outros nutrientes. A melhor forma de consumi-lo é cru ou cozido. Ao ser frito, ele perde a maior parte dos nutrientes.

- Aveia: aumenta a sensação de saciedade e no controle da glicose no sangue, o que já ajuda a evitar e controlar a hipertensão. A aveia também contém magnésio que é relaxante muscular (inclusive do coração) e ajuda a reduzir o inchaço. Ela deve ser consumida crua, com fruta, mel, ou outros cerais. Só deve ser ingerida em pouca quantidade, já que é bastante calórica.

- Feijão: é rico em potássio, além de outros nutrientes bastante benéficos à saúde, como proteínas, ferro e vitaminas.

  A banana é a melhor fonte de potássio, nutriente que ajuda a abaixar a pressão arterial. Foto: reprodução.

- Leite: importante fonte de cálcio, nutriente que age na redução da pressão arterial. Pode ser consumido de diversas formas, mas a versão desnatada é a mais recomendada por nutricionistas, pelo baixo teor de gordura.

- Peixes oleosos: atum, salmão, sardinha, cavalinha entre outros, são as maiores fontes de ômega 3, antioxidante que ajuda no desentupimento das artérias. Eles devem ser consumidos grelhados ou assados.

- Açaí: rico em potássio e magnésio. Pode ser consumido em polpa, congelado, acompanhado com outros alimentos e até in natura.

- Banana: também é rica em potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial. É melhor consumi-la in natura ou cozida.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!