WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Alimentos concentrados são discutidos no Dia Mundial do Leite

Concentrados são compostos com alto teor de energia, mais de 60% de nutrientes digestíveis totais, e menos de 18% de fibra bruta

É com base no teor de proteína bruta do volumoso que se formula o concentrado.

No Dia Mundial do Leite, o mais importante é falar daquilo que determina  o potencial da produção: a alimentação. Ela pode representar cerca de 60% dos custos, sendo que a qualidade da forragem e sua disponibilidade por vaca indicarão a quantidade da produção diária.

Os concentrados são compostos com alto teor de energia, mais de 60% de nutrientes digestíveis totais (NDT) e menos de 18% de fibra bruta (FB), sendo divididos em energéticos e proteicos. Os energéticos são aqueles com menos de 20% de proteína bruta (PB), como milho, sorgo, sebos e gordura animal. Já os proteicos são os que possuem mais de 20% dessa mesma proteína, sendo, assim, o farelo de soja, de girassol, de amendoim, a farinha de peixes e carne.

É com base no teor de proteína bruta do volumoso que se formula o concentrado. Em geral, são necessários 85g. de PB para cada quilo de leite. Entretanto, se o nível de produção de leite é alto, é preciso considerar que existem duas formas de aumentar a proteína e a energia da dieta. Uma é aumentar a proporção de concentrado para 60% e a outra é corrigir o teor de proteína bruta no concentrado, opção com grande peso sobre os custos.

De acordo com o professor Dr. Fermino Deresz, no curso Produção de Leite a Pasto, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o limite máximo de concentrado na dieta na base da matéria seca é de 60%. “Quanto pior o volumoso, mais aumenta a participação do concentrado; por  isso, silagens e forrageiras de baixa qualidade não resolvem os problemas de eficiência produtiva da criação”, explica  Deresz, pesquisador da Embrapa Gado de Leite.

Para elaboração da mistura concentrada, devem ser selecionados alimentos de boa disponibilidade e baixo custo. Após a escolha dos ingredientes, é preciso verificar a sua composição química e determinar a sua proporção na mistura.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Produção de Leite a Pasto

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!