No contexto da receita global, o setor de alimentos e bebidas tem uma grande importância para o hotel, por representar, no mínimo, 25% de seu total e contribuir para atrair eventos que, por sua vez, acabam trazendo hóspedes para o hotel. Envolve custos relativamente altos e atividades complexas, se comparados à hospedagem, mas tem bastante destaque e importância quando bem trabalhado.
Gerenciar esse departamento é mais complexo do que administrar um simples restaurante. No curso Como Administrar Hotéis, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor Lairson Lopes Sena comenta que “muitas vezes, essa é considerada uma área crítica da gestão hoteleira. Por isso, muitos hotéis acabam terceirizando esse setor, o que pode comprometer a imagem, se o serviço não for bem prestado”.
Em hotéis pequenos e pousadas, geralmente, o serviço se resume ao café da manhã e ao minibar. Hotéis de grande porte podem comportar mais de um restaurante, com diferentes estilos gastronômicos, e também bares e salas de estar. “Há características do setor que são exclusivas da hotelaria, como o serviço de quarto, banquetes, catering e serviço de bebidas alcoólicas”, acrescenta o professor Sena.
Em hotéis que têm restaurantes, de 60 a 70% da receita vem dos apartamentos e 20 a 30% do setor de alimentos e bebidas. Apesar disso, muitas vezes, alguns hóspedes frequentam o hotel somente por causa dos serviços oferecidos por esse departamento. Para atração de eventos, ele é especialmente importante, pois os organizadores dão grande valor à qualidade dos serviços de alimentação oferecidos.
Por: Clara Peron.
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