WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Alimentos da estação são mais econômicos

Aproveitar a safra de alguns produtos agrícolas, como as frutas cítricas, é benéfico à saúde e ao bolso

Nesta época do ano, é possível encontrar alguns produtos agrícolas com preço bem mais baixo e com qualidade superior. As frutas da safra, como a laranjaa tangerina, o mamão e a maça nacional,  podem ser vistos em abundância nos supermercados e feiras. Esses alimentos encontram no inverno as condições necessárias para se desenvolver.

Frutas cítricas, como laranja, limão, tangerina e lima da pérsia são boas opções. Elas necessitam de temperaturas mais baixas e chuva na medida certa, e por isso se desenvolvem melhor no inverno. “Esses produtos têm excelente qualidade, grande oferta e preço acessível ao consumidor”, afirma o economista Flávio Godas, da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

 Frutas cítricas são boas opções no inverno.

O mamão, por exemplo, teve queda de 63 % nos últimos 12 meses. Isso porque os estados produtores foram beneficiados por temperaturas um pouco mais altas do que o esperado. E ainda, o dólar mais baixo favorece a queda do preço das frutas.

Não só as frutas estão em alta na estação. Os legumes e as verduras também são influenciadas pelo clima frio. Por exemplo, as geadas no sul do país este ano afetaram a produtividade de alguns legumes, como a abobrinha e o tomate. A oferta deste, se equilibrou por conta da alta produtividade de Minas Gerais e São Paulo.

O professor  do curso, Horta Caseira, implantação e Cultivo do CPT - Centro de Produções Técnicas, João Tessarioli Neto, explica que essa diferenciação na produção está ligada a origem do produto. Frutas e hortaliças de climas frios e secos se desenvolvem melhor, no Brasil, no período do inverno.

De acordo com o economista da Ceagesp, o consumo de alimentos, em safra, ajuda no controle da inflação. Segundo ele, é melhor reduzir a quantidade de produtos fora de época para evitar a alta dos preços.

A produção de pescados também é favorecida no inverno pela pouca ocorrência de chuvas. Camarão, tainha, atum, sardinha esão encontrados com preços melhores e qualidade superior.

Por: Maria Clara Corsino.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Fique por dentro das novidades!