
Uma dieta saudável, com frutas e legumes, pode ajudar a manter a saúde de quem já tem problemas cardíacos. Foto: reprodução.
Já virou senso comum a ideia de que seguir uma dieta saudável ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e melhora a saúde um um modo geral. A ingestão de frutas, legumes, carnes magras e evitar gorduras e açúcares, pode melhorar o bem estar, a forma e a prolongar a vida.
Mas uma pesquisa publicada no periódico Circulation, mostrou que uma alimentação saudável também é muito importante para quem já possui doenças cardiovasculares. Segundo o estudo, o consumo de legumes e frutas, além de outros alimentos nutritivos, pode reduzir as chances de uma pessoa que já tenha sofrido Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou tido um infarto, de ter o problema novamente.
A pesquisa foi coordenada pelo pesquisador Mahshid Dehghan, da Universidade McMaster, no Canadá. Ela foi feita com 31.546 pessoas, com idades em torno de 66 anos, em 40 países, incluindo o Brasil. Todos os participantes possuíam histórico de doença cardíaca, diabetes e risco de ter um novo problema e tomavam, pelo menos, um medicamento para controlar o colesterol ou a pressão arterial.
O estudo comparou os relatos feitos pelos pacientes num período de cinco anos, contando os hábitos alimentares. Os pesquisadores classificaram os pacientes que consumiam menos gordura, frituras e carne vermelha e mais frutas, legumes, laticínios, grãos e peixes, como aqueles que possuíam uma alimentação saudável.
Os estudiosos concluíram que quem possuía uma alimentação saudável tinha 35% menos risco de morrer por algum problema cardíaco, 28% menos chances de ter e/ou sofrer com insuficiência cardíaca. Eles também tiveram 19% menos possibilidade de ter um AVC e um risco 14% menor de ter um ataque cardíaco.
Segundo os pesquisadores, o uso de medicamentos não influenciou nos resultados. Eles destacaram que esta é a primeira vez que um estudo comprova os benefícios de uma alimentação saudável para quem já possui problemas cardíacos. Para os pesquisadores, a pesquisa mostra que só o uso de medicamentos não é suficiente para controlar a saúde do coração.
Fonte: Veja.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.