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Alimentação para 2012

O começo de ano é um ótimo momento para acrescentar alimentos saudáveis à dieta

 

 A carne de porco, vilã de outros tempos, agora é tida como um alimento saudável e nutritivo. Foto: R7

A ciência tem descoberto a cada dia novas funções para os alimentos. Alguns, além de muito saborosos, são ótimos para a manutenção do organismo. E, ao contrário do que muita gente pregou por anos, comer corretamente não significa comer pouco e sim comer alimentos de qualidade e na quantidade certa.

Na virada de ano, as pessoas costumam fazer muitas promessas, entre elas está o compromisso de manter hábitos mais saudáveis na alimentação. Então, a fim de incentivar a ingestão de uma alimentação saudável, mas sem que isso signifique a privação de comer coisas boas, listamos as descobertas recentes da ciência em relação ao poder dos alimentos no organismo humano.

Carne de porco: durante anos, ela foi uma das principais vilãs da dieta de qualquer um. No entanto, o avanço genético favoreceu a criação de animais com teor de gordura reduzido. Outro temor era em relação aos parasitas responsáveis pela transmissão de muitas doenças, como a cisticercose e grande parte das verminoses. Hoje em dia, as carnes são mais fiscalizadas, sendo muito difícil encontrar algum sinal de contaminação. Ao contrário, a carne de porco se tornou uma fonte magra e saudável de proteínas. A dica é consumir pedaços sem capa de gordura e prepará-los com o mínimo de óleo possível.

Aveia: ela é popular como fonte de fibras, o que ajuda no funcionamento do intestino. Isto porque ela contém uma fibra solúvel que reduz o colesterol e controla as taxas de açúcar no sangue. Para aumentar este potencial, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul estão estudando maneiras de aumentar a quantidade de beta-glucana, substância ativa da aveia. Assim, vai ser possível ingerir menor quantidade do cereal e receber mais benefícios.

Kiwi: a fruta é oriental, mas já conquistou o paladar dos brasileiros. Além de saboroso, o kiwi contém substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. Segundo pesquisa realizada na Noruega, ele é um excelente auxiliar na redução da pressão arterial.

Feijão: o grão contém quantidades significativas de proteínas, fibras e minerais, como o ferro e o cálcio. Infelizmente, pesquisas apontam para uma redução no consumo, o que é bastante preocupante, pois, se for acompanhado de arroz, ele é capaz de fornecer quase todos os nutrientes necessários ao organismo. Outra vantagem é que pode ser ingerido mesmo por pessoas em dieta. Segundo os nutricionistas, o feijão contém substâncias que aumentam a saciedade.

Café: é bem conhecido o efeito do café como estimulante. Ele é a bebida preferida de muitos brasileiros. Nos últimos anos, ele tem sido investigado como um agente preventivo de doenças cardíacas e até de tumores. Isto porque tem um alto poder anti-inflamatório e antioxidante.

Ovo: assim como a carne de porco, o ovo também foi reconhecido como vilão por muito tempo. Mas foi tirado do limbo com a descoberta de que contribui para o aumento nos níveis de “colesterol bom”. Recentemente, pesquisadores de Boston, EUA, descobriram uma ligação entre a ingestão de ovos e a proteção do cérebro em relação ao avanço da idade. Uma substância presente na gema, a colina, seria capaz de ajudar na manutenção dos impulsos nervosos, prevenindo doenças como o Alzheimer.

Por: Maria Clara Corsino.

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