WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Alimentação de vacas leiteiras: é melhor utilizar os concentrados ou volumosos?

Pesquisador da Embrapa responde a questão e mostra que, com esses cuidados na alimentação, a vaca poderá proporcionar mais leite ao produtor

As vacas podem ser alimentadas exclusivamente com volumosos, mas não podem ser alimentadas unicamente por concentrados.

 

As vacas podem ser alimentadas exclusivamente com volumosos, mas não podem ser alimentadas unicamente por concentrados.

 

A alimentação é o item que mais onera a produção leiteira. Em geral, o gasto com a nutrição chega, em média, de 40 a até 60% do custo total. Sendo assim, para o produtor alcançar maior eficiência econômica na atividade, terá de proporcionar um manejo adequado ao rebanho pelo menor valor possível.

Existem particularidades que devem ser levadas em conta na hora da definição da dieta a ser oferecida, que têm grande influência sobre a sanidade dos animais e também sobre a produção.

Os alimentos da pecuária são divididos em volumosos e concentrados. As forrageiras em geral são chamadas de alimentos volumosos. Elas contêm alto teor de água e de fibras. As rações fareladas, ao contrário, apresentam pouca umidade e são classificadas como alimento concentrado.

E na dúvida entre esses dois, qual a melhor escolha ou combinação? Qual alimento oferece a melhor condição para que a vaca leiteira possa produzir o máximo de leite que seu potencial genético permite?

O Dr.Luciano Patto Novaes, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, orienta no curso Alimentação de Vacas Leiteiras, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, que quando a digestibilidade é alta, os nutrientes são melhores aproveitados. “A digestão é mais rápida, abrindo espaço no aparelho digestivo para a ingestão de maior quantidade de alimentos”, diz o professor.

Questionado sobre qual alimento proporciona melhor digestão, o professor responde, “é a qualidade da fibra que determina a digestibilidade. Quanto mais nova for a forrageira, e quanto maior a proporção de folhas verdes em relação às secas e talos, melhor será o aproveitamento do aparelho digestivo. Nos concentrados, a dificuldade é maior justamente pelo fato do menor teor de fibra e do maior teor de matéria seca”.

As vacas podem ser alimentadas exclusivamente com volumosos, mas não podem ser alimentadas unicamente por concentrados, apesar da maior qualidade nutricional desses alimentos.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?