WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Alimentação de vacas leiteiras: é melhor utilizar os concentrados ou volumosos?

Pesquisador da Embrapa responde a questão e mostra que, com esses cuidados na alimentação, a vaca poderá proporcionar mais leite ao produtor

As vacas podem ser alimentadas exclusivamente com volumosos, mas não podem ser alimentadas unicamente por concentrados.

 

As vacas podem ser alimentadas exclusivamente com volumosos, mas não podem ser alimentadas unicamente por concentrados.

 

A alimentação é o item que mais onera a produção leiteira. Em geral, o gasto com a nutrição chega, em média, de 40 a até 60% do custo total. Sendo assim, para o produtor alcançar maior eficiência econômica na atividade, terá de proporcionar um manejo adequado ao rebanho pelo menor valor possível.

Existem particularidades que devem ser levadas em conta na hora da definição da dieta a ser oferecida, que têm grande influência sobre a sanidade dos animais e também sobre a produção.

Os alimentos da pecuária são divididos em volumosos e concentrados. As forrageiras em geral são chamadas de alimentos volumosos. Elas contêm alto teor de água e de fibras. As rações fareladas, ao contrário, apresentam pouca umidade e são classificadas como alimento concentrado.

E na dúvida entre esses dois, qual a melhor escolha ou combinação? Qual alimento oferece a melhor condição para que a vaca leiteira possa produzir o máximo de leite que seu potencial genético permite?

O Dr.Luciano Patto Novaes, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, orienta no curso Alimentação de Vacas Leiteiras, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, que quando a digestibilidade é alta, os nutrientes são melhores aproveitados. “A digestão é mais rápida, abrindo espaço no aparelho digestivo para a ingestão de maior quantidade de alimentos”, diz o professor.

Questionado sobre qual alimento proporciona melhor digestão, o professor responde, “é a qualidade da fibra que determina a digestibilidade. Quanto mais nova for a forrageira, e quanto maior a proporção de folhas verdes em relação às secas e talos, melhor será o aproveitamento do aparelho digestivo. Nos concentrados, a dificuldade é maior justamente pelo fato do menor teor de fibra e do maior teor de matéria seca”.

As vacas podem ser alimentadas exclusivamente com volumosos, mas não podem ser alimentadas unicamente por concentrados, apesar da maior qualidade nutricional desses alimentos.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!