Cada vez mais popular no Brasil, o alfajor é bastante tradicional nos países ibero-americanos, como a Argentina, o Uruguai, o Peru e o Chile. O nome é de origem árabe e significa recheado. Não se sabe ao certo quando foi criado, mas especula-se que tenha sido na época de dominação da Península Ibérica (região que hoje é Portugal e Espanha) pelos Mouros (árabes muçulmanos).
Atualmente, o país onde ele é mais consumido é a Argentina. Por sinal, o alfajor se tornou um prato típico nacional, onde são consumidos cerca de 6 milhões de unidades todos os dias. Por lá, a receita tradicional, de um biscoito recheado com doce de leite e coberto com chocolate, já possui diversas adaptações.
Por aqui, também, é possível encontrar diversas lojas que lucram com a venda dos alfajores, oferecendo diversos sabores. Mas, você pode fazê-los em casa. Separamos uma deliciosa receita de alfajor recheado com doce de leite de chocolate, que é fácil de fazer e bastante saboroso.
Ingredientes
Massa:
1 xícara de chá de manteiga
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de chá de maisena
1 colher de sopa de fermento em pó
3 gemas
1 xícara de chá de açúcar
6 colheres de sopa de leite gelado
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de conhaque
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 colher de sopa de raspas de limão
Cobertura:
500g de chocolate meio amargo
Recheio:
500g de doce de leite de chocolate
Modo de preparo
Em uma tigela, misture bem a manteiga, o açúcar, a baunilha, o conhaque, as gemas e as raspas de limão. Peneire a farinha, a maisena e o fermento em outra vasilha. Depois, adicione aos poucos à primeira mistura junto com o leite e vá incorporando aos poucos.
Transfira para uma superfície lisa (granito ou mármore, por exemplo). Sove até soltar das mãos. Deixe a massa descansar por 15 minutos. Depois, abra-a em uma superfície enfarinhada, deixando uma borda de cerca de um centímetro. Corte em discos de aproximadamente cinco centímetros de diâmetro e coloque em assadeiras untadas com manteiga. Leve para assar em forno médio, preaquecido, por cerca de 15 minutos.
Retire do forno, desenforme e deixe esfriar. Cole dois discos com o doce de leite de chocolate. Derreta o chocolate em banho-maria e mergulhe os alfajores um por um. Deixe-os secar em uma forma com papel-alumínio e leve para gelar por cerca de 20 minutos. Então, é só servir!
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Diorginei de Lima
17 de jan. de 2013Olá, gostaria de montar uma mini fábrica caseira de alfajor e não sei onde encontrar máquinas adequadas a produção de alfajor, se puderem me dar uma luz ficarei grato. Att Diorginei

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de fev. de 2013Olá, Diorginei!
Ficamos felizes por sua visita e comentário em nosso site.
Sobre as máquinas utilizadas para a produção de alfajor, recomendamos que procure empresas especializadas em maquinário para panificação em sua cidade ou região.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos