WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Agricultura de precisão concretiza maior produtividade com economia de insumos

O sistema proporciona sustentabilidade da terra em longo prazo, pois essa é explorada de forma favorável e não depredadora

Agricultura de precisão

Um dos principais benefícios que tem levado à adoção da agricultura de precisão, principalmente nos países mais desenvolvidos, é a possibilidade de se reduzir a poluição ambiental. Os insumos utilizados são aplicados localizadamente e na quantia certa. Apesar de muitos serem tóxicos, têm uma menor chance de escapar, por meio do processo de lixiviação, do local onde foram aplicados. Esse procedimento de lixiviação conduz o excesso de nutrientes tóxicos aos lençóis freáticos provocando a sua contaminação.

De acordo com o professor Dr. Afonso Peche, no Curso a Distância Mecanização em Pequenas Propriedades, elaborado pelo CPT – Centro de Produção Técnicas, “a filosofia por trás da aplicação localizada de insumos estabelece que as sementes, fertilizantes e defensivos deveriam ser aplicados apenas onde necessários e quando assim fossem para manter uma produção rentável”.

Uma das fases iniciais para implantação da agricultura de precisão em uma propriedade, pode ser a do mapeamento. “Essa atividade se aplica não só à produtividade da cultura, mas também a outros fatores como a área coberta por diferentes fases de uma cultura, ao mapeamento de diversos tipos de solos, de ocorrência de plantas daninhas, pragas ou doenças”, explica Balastreire, professor titular do Departamento de Engenharia Rural da ESALQ-USP.

O sistema consiste de um ciclo de análises. Por meio da colheita, verifica-se a  produtividade do solo e diante da coleta de amostras ou imagens de satélite se define as características do mesmo. Diante desses resultados é que são realizados controles precisos da aplicação de insumos e correção da terra, como também da plantação e da aplicação de agrotóxicos.

As vantagens da aplicação da agricultura de precisão são muitas. Economiza-se insumos agrícolas, ocorre o aumento da produtividade, devido à otimização dos recursos do solo, e proporciona sustentabilidade da terra em longo prazo, explorando-a de forma favorável e não depredadora. Alguns experimentos já comprovaram aumento na produtividade em quase 30% e a economia de até 25% em agrotóxicos, fertilizantes e corretivos agrícolas.

Essa tecnologia inclui, além dos produtores rurais, os consumidores como beneficiários. Chegam aos mercados e feiras, alimentos de melhor qualidade, uma vez que eles são produzidos com redução da quantidade de insumos e, consequentemente, menor nível de toxicidade.

Por: Ariádine Morgan

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?