WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 36Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Aftosa: vacinação de bovinos e búfalos da região do rio Amazonas

A ação é de prevenção, pois há seis anos não é registrado nenhum foco da doença

Entre os fatores que interferem no desenvolvimento da pecuária bovina, as doenças infecciosas ocupam lugar de grande destaque.

 

Entre os fatores que interferem no desenvolvimento da pecuária bovina, as doenças infecciosas ocupam lugar de grande destaque.

 

Para dar sequência às ações que visam a erradicação da febre aftosa no Brasil, o Mapa promove, até nove de abril, vacinações em 12 municípios na calha do rio Amazonas. A expectativa é que 500 mil bovinos e búfalos sejam imunizados em 8,1 mil propriedades.

“Essa é uma ação diferenciada, em que os médicos veterinários realizam exames clínicos, orientam os produtores, cadastram as propriedades e fazem o inventário dos animais”, destaca o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Inácio Kroetz. Hoje, a área é classificada como de risco desconhecido e o último foco da doença foi registrado em setembro de 2004.

O Dr. Jackson Vitor de Araújo, especialista em parasitologia, comenta em seu curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos do CPT – Centro de Produções Técnicas, que “entre os fatores que interferem no desenvolvimento da pecuária bovina, as doenças infecciosas ocupam lugar de grande destaque, por causarem retardamento do desenvolvimento dos animais, morte e gastos excessivos com manejo, levando a uma baixa produtividade do rebanho e, consequentemente, a elevadas perdas econômicas”.

Esta é a terceira vacinação oficial na Calha do rio Amazonas, que começou no dia 22 de fevereiro. Participam da operação 300 fiscais agropecuários federais e estaduais. Os municípios envolvidos são Autazes, Barreirinha, Boa Vista dos Ramos, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Itacoatiara, Manaus, Mouses, Nhamunda, Parintins, Rio Preto da Eva e Urucurituba. A primeira vacinação na região ocorreu em maio e junho de 2008. Na ocasião, foram imunizados 300 mil bovinos e búfalos e recadastradas 4,5 mil propriedades rurais de seis municípios.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!