WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aftosa: vacinação de bovinos e búfalos da região do rio Amazonas

A ação é de prevenção, pois há seis anos não é registrado nenhum foco da doença

Entre os fatores que interferem no desenvolvimento da pecuária bovina, as doenças infecciosas ocupam lugar de grande destaque.

 

Entre os fatores que interferem no desenvolvimento da pecuária bovina, as doenças infecciosas ocupam lugar de grande destaque.

 

Para dar sequência às ações que visam a erradicação da febre aftosa no Brasil, o Mapa promove, até nove de abril, vacinações em 12 municípios na calha do rio Amazonas. A expectativa é que 500 mil bovinos e búfalos sejam imunizados em 8,1 mil propriedades.

“Essa é uma ação diferenciada, em que os médicos veterinários realizam exames clínicos, orientam os produtores, cadastram as propriedades e fazem o inventário dos animais”, destaca o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Inácio Kroetz. Hoje, a área é classificada como de risco desconhecido e o último foco da doença foi registrado em setembro de 2004.

O Dr. Jackson Vitor de Araújo, especialista em parasitologia, comenta em seu curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos do CPT – Centro de Produções Técnicas, que “entre os fatores que interferem no desenvolvimento da pecuária bovina, as doenças infecciosas ocupam lugar de grande destaque, por causarem retardamento do desenvolvimento dos animais, morte e gastos excessivos com manejo, levando a uma baixa produtividade do rebanho e, consequentemente, a elevadas perdas econômicas”.

Esta é a terceira vacinação oficial na Calha do rio Amazonas, que começou no dia 22 de fevereiro. Participam da operação 300 fiscais agropecuários federais e estaduais. Os municípios envolvidos são Autazes, Barreirinha, Boa Vista dos Ramos, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Itacoatiara, Manaus, Mouses, Nhamunda, Parintins, Rio Preto da Eva e Urucurituba. A primeira vacinação na região ocorreu em maio e junho de 2008. Na ocasião, foram imunizados 300 mil bovinos e búfalos e recadastradas 4,5 mil propriedades rurais de seis municípios.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?