
A prática da adubação verde consiste no plantio de espécies vegetais, principalmente leguminosas, em rotação ou consórcio com lavouras.
Como proteger o meio ambiente e aumentar a produtividade? Técnicas relacionadas às práticas agrícolas que contribuem para a biodiversidade estão sendo estudadas e incentivadas com mais ênfase. A adubação verde se insere nessa estrutura, pois é um procedimento que contribui com a conservação ambiental, aumentando a produção das lavouras, a partir da melhoria da fertilidade do solo sem dependência de insumos externos.
A prática consiste no plantio de espécies vegetais, principalmente leguminosas, em rotação ou consórcio com lavouras. Essas espécies podem ser roçadas e deixadas no terreno para servirem de adubo natural, ou podem ser usadas para o plantio direto. A matéria orgânica disponibilizada pela adubação verde retém nutrientes na superfície do solo, aumentando e beneficiando a capacidade fértil da propriedade.
De acordo com o professor Júlio César Neves, no curso Aplicação Econômica de Adubos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “as plantas preferidas para tal fim são as leguminosas, em virtude do seu grande rendimento por unidade de área, da sua riqueza em nutrientes e do seu sistema radicular bastante ramificado e profundo”.
O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Walter Matrangolo explica que leguminosas, como feijão guandu, mucuna e crotalária, são capazes de ampliar o teor de matéria orgânica no solo pela fixação biológica de nitrogênio, que é realizada em parceria com bactérias presentes em suas raízes. “Assim, é possível aumentar a produtividade das culturas sem depender de fertilizantes químicos, que têm alto custo econômico e ambiental”, comenta Walter.
Além disso, os adubos verdes promovem o equilíbrio ecológico, protegem o terreno contra radiação solar e erosão. Também promovem a descompactação e aeração do solo, o que aumenta sua capacidade de armazenamento de água e de nutrientes. Algumas espécies utilizadas como adubos verdes são úteis para reduzir a infestação de pragas nas culturas e, em geral, diminuem a incidência das plantas invasoras pelo sombreamento.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.